René de La Tour du Pin - Des Institutions Représentatives in Association catholique, décembre 1893
[vers_un_ordre_social_chrétien_[...]la_tour-du-pin-chambly_bpt6k5577999j.pdf
- Vers un ordre social Chrétien: jalons de route, 1882-1907, 3e édition.]
[vers_un_ordre_social_chrétien_[...]la_tour-du-pin-chambly_bpt6k5577999j.pdf
- Vers un ordre social Chrétien: jalons de route, 1882-1907, 3e édition.]
França: Idade Média (República Cristã) - Instituições feudais; Instituições Comunais e Corporativas / Antigo Regime - governos de "ancien regime" (absolutos), após o Renascimento e a Reforma / Idade Contemporânea - regime parlamentar. (René de La Tour du Pin faz a crítica do regime parlamentar - génese, essência e características próprias, deformação e degenerescência.
No Reino Unido, o parlamentarismo surgiu sem a intermediação do regime feudal. A monarquia dos Stuarts tentou introduzir o "antigo regime" mas teve duas reacções violentas do antigo espirito constitucional. A imagem de Le Play é correcta: democracia na Comuna, aristocracia na província e monarquia no Estado. O regime parlamentar inglês fortificou-se com a representação das comunas.
Em França, os Estados gerais, após uma interrupção de mais de um século, foram por si dissolvidos por si próprios. Os Estados renunciaram ao seu privilégio. Por fim, a Nação correu para a servidão, primeiro sob uma tirania demagógica, depois sob o domínio de um césar mais absoluto do que qualquer governo do antigo regime.
Durante a Restauração, para dar a ilusão da representação, imaginaram-se classes a representar: classes censitárias formadas nos colégios eleitorais para representar os interesses da propriedade, formando-se uma câmara de Deputados; depois fizeram-se classificações arbitrárias de pessoas mais ou menos qualificadas, mais ou menos influentes - e instalou-se uma câmara dos Pares, que se tentou tornar hereditária.
Num regime de liberdade, com instituições representativas, como deverá ser a organização política? - Distingue três categorias a representar: 1. contribuintes, que não devem pagar outros impostos para além dos consentidos (a eleição deverá ser feitas por fogos, famílias, não por indivíduos); 2. corpos constituídos; 3. sociedades profissionais, associações livres ou corpos do Estado.