Palavras do D. Rolão Preto pronunciadas no banquete dos intelectuais nacionalistas, União Nacional, Leiria, Ano VII, nº 387, 3 de Março de 1935, pp. 1, 2, 3, 6.
(União Nacional - Directores, proprietários e editores: Marino Ferreira e José Virgolino)
(União Nacional - Directores, proprietários e editores: Marino Ferreira e José Virgolino)
Ao retornar a Portugal, após a sua prisão e desterro em Espanha (1934), ROLÃO PRETO insiste na defesa de uma Quarta-Via -
PARA ALÉM DO LIBERALISMO, DO COMUNISMO E DO FASCISMO. O tema da personalidade e das liberdades - negadas pelo liberalismo, comunismo e fascismo - torna-se o eixo central das suas preocupações e reflexões, que virá a tratar no livro Justiça! (1936)
PARA ALÉM DO LIBERALISMO, DO COMUNISMO E DO FASCISMO. O tema da personalidade e das liberdades - negadas pelo liberalismo, comunismo e fascismo - torna-se o eixo central das suas preocupações e reflexões, que virá a tratar no livro Justiça! (1936)
Camaradas!
Na batalha entre a Nação e a anti-Nação a minha posição de nacionalista obriga-me a estar ao lado da Nação.
Nacionalismo e Revolução
Nacionalismo não quer dizer saudosismo, significa apenas acção.
A caminho de novos triunfos, se é justo que nos arrebate o dinamismo dum acto de fé no destino dos Portugueses, impõe-se de igual modo que, antes de continuarmos a marcha vitoriosa, a consciência se esclareça com os propósitos sinceros e profundos que nos animam.
Empunhamos, é certo, a bandeira da Nação; mas que ninguém se iluda sobre o significado revolucionário do nosso nacionalismo. Jamais podemos consentir que este brado de justiça venha a confundir-se com os ecos dos profissionais do patriotismo...
Nacionalismo não pode mais significar reacção. Já é tempo de também o libertarmos de tantas cristalizações bafientas e aviltantes com que o revestiu o patriotismo réles da nossa decadência.
Estamos fartos - tenhamos a coragem de proclamá-lo - da ladainha de marasmo e tédio com que os vários apóstolos da regeneração nacional têm embalado a esperança desta Terra, fazendo desfilar continuamente a seus olhos cansados as cavalgadas reluzentes, mas hoje inoperantes e inúteis dos heróis famosos da História ... Sempre os Gamas, os Albuquerques, os Pachecos, ...Basta: Que o cortejo de fantasmas gloriosos nos não deslumbre a ponto de nos esquecermos do trágico desfile das nossas próprias misérias.
Se Nacionalismo já significou tradição, hoje em dia deve significar, sobretudo, rompimento; - rompimento de velhas algemas ideológicas, para que o espírito voe e suba sempre mais alto; rompimento da linha de rotina burguesa e capitalista, para que o coração bata mais livre dentro do peito; rompimento de velhas perspectivas antiquadas, para que a consciência do nosso esforço seja mais clara e mais precisa.
A Revolução Nacional não cabe dentro do quadro criado pelos preconceitos e receios dos privilegiados, herdeiros de posições que os tempos não respeitaram.
Nacionalismo não quer dizer saudosismo, significa apenas acção. Os próprios mortos, mesmo quando os invocamos, terão de surgir-nos de pé, armados para o combate, e nunca em paradas fantasmagóricas de saudade vã.
A Nação está cansada de tanto olhar para trás...
A Índia, Ormuz, Malaca, toda a rutilante lembrança das riquezas do Oriente, só pode hoje servir-nos para tornar mais negra e amarga a visão de tantas pobres realidades através das quais teremos de ir tentando romper e desbravar o caminho do futuro.
Olhemos em frente...
(...)
O conceito revolucionário do Nacionalismo conquista para a Nação o seu justo lugar entre as demais nações, como nota particular que faz parte da harmonia geral, diferenciação histórica ao serviço da civilização do mundo, enquanto que o nacionalismo burguês, opondo a Nação às outras nações, cria a lei de uma fatalidade de permanente antagonismo e ódio, contra a qual se revolta a nossa época.
Tal é o sentido que tem para nós a palavra, o termo Nacionalismo - um sentido revolucionário e "humanista".
A Revolução e a Personalidade Humana
Não combatemos a liberdade, combatemos o "liberalismo" por se ter revelado impotente em garantir as liberdades.
Analisado o conceito de Revolução à luz criadora dos nossos dias em face das realidades históricas, urge agora definir o seu sentido ante os interesses da Personalidade do Homem, finalidade suprema de todo o esforço civilizador.
São as liberdade que definem a personalidade.
Sem liberdade não existe responsabilidade, nem portanto consciência.
(...)
O comunismo criou (...) a tirania do Estado.
O Estado-Banca, o Estado-Indústria, o Estado-Cultura, o Estado-Terra, o Estado-Cultura, o Estado-Estética, assim o regime soviético comunista estabeleceu uma nova escravidão do Homem, em nome da defesa do "Indivíduo" Liberto.
(...)
De igual modo o Fascismo se mostra, muitas vezes, contrário aos direitos da liberdade humana. Aqui a colectividade chama-se "Estado" e é em nome desta que o Homem tem de demitir-se de toda a sua personalidade.
Considerado fim de si própria e não meio de emancipar e desenvolver as possibilidades humanas, o Estado torna-se, através do Cesarismo fascista, noutra dura escravidão, também sem dúvida condenável como as precedentes.
Diversos, bem diversos são os termos com que a Revolução portuguesa equaciona este problema.
Herdeiros de um personalismo sempre evidente através de tantos lances da sua vida nacional, fundadores de civilização e apóstolos no mundo da revolução Cristã, para os Portugueses "Chefe" tem um sinónimo apenas: - Procurador do Povo.
E Nação significa tão somente a fórmula histórica de garantir a cada Português o bem estar que é devido a todos os Portugueses.
(...)
Municipalista, Regionalista, Sindicalista... eis outros tantos aspectos por que se define a liberdade - aspectos que o Liberalismo combateu, pelo centralismo eleitoral do Poder, em nome da libertação do indivíduo isolado - e que constituem a armadura forte e invencível do Homem contra as prepotências do Estado e os abusos de mando de outros homens.
(...)
Lugar ao Novos.
Lugar aos portugueses.
Nem contra as esquerdas, nem contra as direitas.
Pela Nação contra a anti-Nação.
Hoje e sempre, o meu grito será: Em frente por Portugal.
Na batalha entre a Nação e a anti-Nação a minha posição de nacionalista obriga-me a estar ao lado da Nação.
Nacionalismo e Revolução
Nacionalismo não quer dizer saudosismo, significa apenas acção.
A caminho de novos triunfos, se é justo que nos arrebate o dinamismo dum acto de fé no destino dos Portugueses, impõe-se de igual modo que, antes de continuarmos a marcha vitoriosa, a consciência se esclareça com os propósitos sinceros e profundos que nos animam.
Empunhamos, é certo, a bandeira da Nação; mas que ninguém se iluda sobre o significado revolucionário do nosso nacionalismo. Jamais podemos consentir que este brado de justiça venha a confundir-se com os ecos dos profissionais do patriotismo...
Nacionalismo não pode mais significar reacção. Já é tempo de também o libertarmos de tantas cristalizações bafientas e aviltantes com que o revestiu o patriotismo réles da nossa decadência.
Estamos fartos - tenhamos a coragem de proclamá-lo - da ladainha de marasmo e tédio com que os vários apóstolos da regeneração nacional têm embalado a esperança desta Terra, fazendo desfilar continuamente a seus olhos cansados as cavalgadas reluzentes, mas hoje inoperantes e inúteis dos heróis famosos da História ... Sempre os Gamas, os Albuquerques, os Pachecos, ...Basta: Que o cortejo de fantasmas gloriosos nos não deslumbre a ponto de nos esquecermos do trágico desfile das nossas próprias misérias.
Se Nacionalismo já significou tradição, hoje em dia deve significar, sobretudo, rompimento; - rompimento de velhas algemas ideológicas, para que o espírito voe e suba sempre mais alto; rompimento da linha de rotina burguesa e capitalista, para que o coração bata mais livre dentro do peito; rompimento de velhas perspectivas antiquadas, para que a consciência do nosso esforço seja mais clara e mais precisa.
A Revolução Nacional não cabe dentro do quadro criado pelos preconceitos e receios dos privilegiados, herdeiros de posições que os tempos não respeitaram.
Nacionalismo não quer dizer saudosismo, significa apenas acção. Os próprios mortos, mesmo quando os invocamos, terão de surgir-nos de pé, armados para o combate, e nunca em paradas fantasmagóricas de saudade vã.
A Nação está cansada de tanto olhar para trás...
A Índia, Ormuz, Malaca, toda a rutilante lembrança das riquezas do Oriente, só pode hoje servir-nos para tornar mais negra e amarga a visão de tantas pobres realidades através das quais teremos de ir tentando romper e desbravar o caminho do futuro.
Olhemos em frente...
(...)
O conceito revolucionário do Nacionalismo conquista para a Nação o seu justo lugar entre as demais nações, como nota particular que faz parte da harmonia geral, diferenciação histórica ao serviço da civilização do mundo, enquanto que o nacionalismo burguês, opondo a Nação às outras nações, cria a lei de uma fatalidade de permanente antagonismo e ódio, contra a qual se revolta a nossa época.
Tal é o sentido que tem para nós a palavra, o termo Nacionalismo - um sentido revolucionário e "humanista".
A Revolução e a Personalidade Humana
Não combatemos a liberdade, combatemos o "liberalismo" por se ter revelado impotente em garantir as liberdades.
Analisado o conceito de Revolução à luz criadora dos nossos dias em face das realidades históricas, urge agora definir o seu sentido ante os interesses da Personalidade do Homem, finalidade suprema de todo o esforço civilizador.
São as liberdade que definem a personalidade.
Sem liberdade não existe responsabilidade, nem portanto consciência.
(...)
O comunismo criou (...) a tirania do Estado.
O Estado-Banca, o Estado-Indústria, o Estado-Cultura, o Estado-Terra, o Estado-Cultura, o Estado-Estética, assim o regime soviético comunista estabeleceu uma nova escravidão do Homem, em nome da defesa do "Indivíduo" Liberto.
(...)
De igual modo o Fascismo se mostra, muitas vezes, contrário aos direitos da liberdade humana. Aqui a colectividade chama-se "Estado" e é em nome desta que o Homem tem de demitir-se de toda a sua personalidade.
Considerado fim de si própria e não meio de emancipar e desenvolver as possibilidades humanas, o Estado torna-se, através do Cesarismo fascista, noutra dura escravidão, também sem dúvida condenável como as precedentes.
Diversos, bem diversos são os termos com que a Revolução portuguesa equaciona este problema.
Herdeiros de um personalismo sempre evidente através de tantos lances da sua vida nacional, fundadores de civilização e apóstolos no mundo da revolução Cristã, para os Portugueses "Chefe" tem um sinónimo apenas: - Procurador do Povo.
E Nação significa tão somente a fórmula histórica de garantir a cada Português o bem estar que é devido a todos os Portugueses.
(...)
Municipalista, Regionalista, Sindicalista... eis outros tantos aspectos por que se define a liberdade - aspectos que o Liberalismo combateu, pelo centralismo eleitoral do Poder, em nome da libertação do indivíduo isolado - e que constituem a armadura forte e invencível do Homem contra as prepotências do Estado e os abusos de mando de outros homens.
(...)
Lugar ao Novos.
Lugar aos portugueses.
Nem contra as esquerdas, nem contra as direitas.
Pela Nação contra a anti-Nação.
Hoje e sempre, o meu grito será: Em frente por Portugal.
Se Nacionalismo já significou tradição, hoje em dia deve significar, sobretudo, ROMPIMENTO; - rompimento de velhas algemas ideológicas, para que o espírito voe e suba sempre mais alto; rompimento da linha de rotina burguesa e capitalista, para que o coração bata mais livre dentro do peito; rompimento de velhas perspectivas antiquadas, para que a consciência do nosso esforço seja mais clara e mais precisa. ///// O nacionalismo burguês, opondo a Nação às outras nações, cria a lei de uma fatalidade de permanente antagonismo e ódio, contra a qual se revolta a nossa época.