Em Julho de 1914, António Sardinha declara: Não precisamos de aprender em Charles Maurras o que os nossos mestres da Contra-Revolução nos ensinam em estilo soante e bem castiço. É aqui apresentada uma crítica contundente ao absolutismo e ao parlamentarismo da monarquia da Carta Constitucional (1826), contrastando-os com a monarquia tradicional portuguesa. Argumenta que as garantias individuais e as instituições derivadas das revoluções liberais são ilusórias e prejudicaram a verdadeira liberdade. Rejeitando modelos estrangeiros e imitações constitucionais, defende que a verdadeira monarquia portuguesa é descentralizada, baseada na utilidade coletiva e nas liberdades históricas dos concelhos, e que só o retorno a esses princípios poderá restaurar a ordem, a identidade nacional e o bem-estar do país.
Analisa o percurso político e intelectual de Almeida Garrett, destacando sua desilusão com o Constitucionalismo e a evolução do seu pensamento rumo ao que veio a ser o Integralismo Lusitano. Reflete sobre os dilemas entre tradição e inovação, fé coletiva e identidade nacional, mostrando como Garrett, marcado pelas experiências revolucionárias e pelo desencanto com as reformas liberais, defendeu a valorização das instituições históricas portuguesas e da descentralização administrativa, fazendo do legado espiritual e cultural do país um fundamento para enfrentar os desafios da modernidade.
Em Abril de 1914, neste artigo de abertura na Nação Portuguesa - Revista de filosofia política, António Sardinha situa-se como herdeiro das doutrinas do tradicionalismo português, cujo último afloramento se dera em reacção ao "atomismo atrabiliário dos agitadores vintistas" [da Revolução de 1820]. Referindo-se ao movimento neo-monárquico da Action française, e explicitamente a Charles Maurras, considerou-o como um "exotismo de contrabando", "hostil por índole e meio" às tendências do pensamento português, lamentando que uma "farmacopeia gaulesa" estivesse, uma vez mais, a exercer fascínio sobre os jovens das elites portuguesas.
É de incertezas o momento que corre? É que Deus apaga quando quer construir, - já dizia da Revolução, Joseph de Maistre. Talvez que nas derrotas sobre derrotas em que parecemos ir a pique, Deus esteja apagando para construir connosco alguma coisa de mais sólido e de melhor.
Tenhamos fé. Não é Portugal um reino de milagre, segundo Garrett, nosso mestre? Se o é, porque não havemos de acreditar no milagre de Ourique?
É de incertezas o momento que corre? É que Deus apaga quando quer construir, - já dizia da Revolução, Joseph de Maistre. Talvez que nas derrotas sobre derrotas em que parecemos ir a pique, Deus esteja apagando para construir connosco alguma coisa de mais sólido e de melhor.
Tenhamos fé. Não é Portugal um reino de milagre, segundo Garrett, nosso mestre? Se o é, porque não havemos de acreditar no milagre de Ourique?
Partindo do estudo "O Ideal Português" de Lemos Ferreira, é aqui discutido o renascimento nacional português e a ligação histórica entre Igreja e Monarquia. Lemos Ferreira defende a restauração da monarquia cristã como caminho para a reorganização nacional, propondo a colaboração entre o Centro Católico Português, a Legitimidade Portuguesa e o Integralismo Lusitano. Devido à existência de uma questão dinástica, Sardinha questiona a viabilidade da unidade entre as diferentes correntes monárquicas.
Crítica de António Sardinha à associação entre a Igreja Católica e a democracia moderna, destacando que Leão XIII e outros papas rejeitaram a noção de soberania popular da Revolução Francesa, assente na ideia de que a sociedade política resulta de um contrato livre e que a autoridade deriva sem limitações da vontade das multidões. Sardinha argumenta que o “ralliement” foi uma política pontual de defesa religiosa e não um endosso ao regime republicano, particularmente a repúblicas de origem maçónica como a portuguesa, insistindo na superioridade da monarquia orgânica e no papel da Igreja como guardiã dos princípios eternos, em oposição às derivas secularizantes da modernidade política.
António Sardinha, monárquico convicto e exilado político, vê-se alvo de rumores propagados pela imprensa adversária, que o acusam de ter aderido à república portuguesa. Face a essas calúnias, o autor esclarece a sua posição, sublinhando o absurdo das acusações. Mesmo no exílio e sendo vítima de perseguições persistentes, Sardinha reafirma a sua integridade e fidelidade à causa monárquica.
...Eu era um municipalista de natureza, não só porque nas minhas veias repousavam dois séculos ininterruptos de boa tradição concelhia, mas também porque vira o meu município suprimido por João Franco em 1895 e guardado em nossa casa durante três anos o seu pendão de damasco rubro, à espera de uma hora melhor.
O municipalismo me levou à república, o municipalismo me trouxe à verdade monárquica. A um mês do 5 de Outubro sustentei sozinho uma campanha municipalista em defesa dos interesses da minha terra, que me valeu alguns perigos e foi a primeira realidade a instruir-me em toda a força moral, quando Couceiro padecia em Chaves o desalento da traição e da derrota.
O municipalismo me levou à república, o municipalismo me trouxe à verdade monárquica. A um mês do 5 de Outubro sustentei sozinho uma campanha municipalista em defesa dos interesses da minha terra, que me valeu alguns perigos e foi a primeira realidade a instruir-me em toda a força moral, quando Couceiro padecia em Chaves o desalento da traição e da derrota.
Uma mensagem de esperança inspirada no exemplo de Santo Agostinho, defendendo que mesmo em tempos de crise não é o fim, mas sim um novo começo para Portugal. Destaca o papel fundamental da juventude na renovação nacional, elogiando a nova geração por recuperar valores tradicionais e assumir a responsabilidade de restaurar a grandeza da Pátria. Defende a legitimidade monárquica, apoiando a restauração de D. Manuel II como Rei de Portugal, e sublinha que a verdadeira Pátria é feita tanto do passado como das aspirações futuras.
Reflete sobre a trajetória política de Portugal, defendendo que os acontecimentos trágicos dos últimos anos prepararam o país para uma mudança profunda. Destaca o assassinato de figuras republicanas como Machado Santos e Carlos da Maia como símbolo da instabilidade gerada nas lutas pelo poder e argumenta que o verdadeiro problema reside no regime republicano, não apenas nas pessoas que o servem. Apresenta o Integralismo Lusitano como resposta ao estado de espírito nacional, defendendo uma preparação vigilante e confiante, baseada tanto no esforço próprio quanto na fé em Deus. O texto termina com uma nota de esperança, evocando o despertar de um sentimento e expectativa de renovação patriótica, simbolizada pelo grito uníssono de “Portugal!”.
Defende a restauração da ordem social-cristã em Portugal sob a liderança legítima de D. Duarte Nuno de Bragança, contrapondo-se ao regime republicano, visto como o resultado da aliança corrupta entre banqueiros e políticos desde 1834. Argumenta que a verdadeira renovação nacional depende do resgate dos valores históricos e espirituais da Pátria, propondo uma "segunda fundação de Portugal" que una o povo em torno de um destino grandioso e coletivo.