Para um verdadeiro governo do povo
António Jacinto Ferreira
DEMOCRACIA INTEGRAL E MONARQUIA FEDERATIVA
Publicado em 1963, Para um verdadeiro governo do povo, de António Jacinto Ferreira, inscreve-se no debate doutrinário aberto pela polémica em torno de O Destino do Nacionalismo Português (1962), de António José de Brito. O ensaio representa um relançamento intelectual do Integralismo Lusitano num momento crítico para Portugal: 1963 assinala a crescente influência das superpotências da Guerra Fria em África — contexto em que as potências europeias foram politicamente deslocadas e cederam espaço à hegemonia geopolítica dos EUA e da URSS —, a intensificação da guerra no Ultramar africano e o desgaste das fórmulas políticas herdadas do liberalismo e do autoritarismo moderno.
O ensaio parte de uma crítica ao individualismo político. Para Jacinto Ferreira, a democracia liberal não fracassa apenas por defeitos ocasionais de funcionamento; falha por assentar numa antropologia política abstracta, que concebe o povo como mera soma de indivíduos isolados, desligados das comunidades concretas onde vivem, trabalham, creem e se governam quotidianamente. Daí resulta uma representação fictícia da soberania popular. O sufrágio universal, os partidos e o parlamentarismo que deles deriva prometem o governo do povo, mas tendem a produzir o domínio de minorias organizadas — oligarquias partidárias, grupos económicos, burocracias, chefes carismáticos ou aparelhos estatais — sobre uma massa eleitoral. A crítica ao liberalismo converte-se, assim, numa crítica à decomposição dos corpos sociais intermédios e à consequente exposição do indivíduo perante poderes oligárquicos.
A crítica é mais profunda do que uma simples censura moral aos vícios eleitorais:
- Plano Antropológico: O liberalismo parte de um homem abstracto, juridicamente igual aos demais, mas socialmente desenraizado.
- Plano Sociológico: Dissolve ou enfraquece as formas naturais de pertença — família, município, profissão, província, corporação — que davam espessura histórica ao povo.
- Plano Institucional: Substitui a representação das realidades vivas da Nação por uma representação aritmética de vontades individuais.
- Plano Político: Converte a soberania popular numa técnica de legitimação de elites que disputam o poder em nome do povo sem governarem com ele.
O individualismo liberal encerra uma contradição interna: proclama a emancipação do indivíduo, mas, ao separá-lo dos corpos que o integram numa comunidade concreta, torna-o vulnerável à propaganda, ao capital, à manipulação partidária e à expansão burocrática do Estado. Deste ponto de vista, o partido político é o elemento decisivo do sistema individualista. Excluídos os corpos naturais, emergem agrupamentos artificiais orientados para a conquista do aparelho estatal. A luta eleitoral deixa de constituir uma deliberação orgânica sobre o Bem Comum e passa a funcionar como competição entre máquinas de opinião, interesses económicos e promessas demagógicas. A maioria numérica não garante verdade política nem justiça social; apenas consagra a vitória momentânea da força mais eficaz na mobilização das massas. A lógica liberal contém, em si mesma, uma tendência inexorável para a oligarquia.
A crítica estende-se à evolução histórica do regime liberal:
- Parlamentarismo: Revela a fragilidade estrutural da representação partidária.
- Presidencialismo: Tenta restaurar a autoridade, mas permanece prisioneiro da abstracção individualista.
- Social-democracia: Procura corrigir as desigualdades produzidas pelo liberalismo, mas amplia a intervenção estatal e transfere para a burocracia funções próprias dos corpos intermédios.
- Ditaduras e Comunismo: Surgem como desfechos extremos de um processo em que a dissolução orgânica da sociedade abre caminho tanto à anarquia quanto à concentração total do poder.
A alternativa proposta é a Democracia Integral: uma democracia orgânica fundada em pessoas reais, inseridas em famílias, municípios, províncias, profissões, sindicatos e instituições morais. A participação popular deve exercer-se onde há conhecimento directo, competência e responsabilidade; a representação política não deve partir de partidos ideológicos, mas dos corpos naturais da sociedade. Neste quadro, autoridade e liberdade deixam de ser antagónicas: a autoridade coordena o conjunto nacional, enquanto as liberdades concretas dependem da autonomia das comunidades intermédias.
A Monarquia surge como o coroamento dessa arquitectura institucional. Jacinto Ferreira defende a refundação de uma ordem política tradicional, social, constitucional, orgânica e representativa. O Rei é concebido como um poder independente das lutas eleitorais, símbolo de continuidade histórica e princípio de unidade acima das facções. A hereditariedade actua como mecanismo de estabilidade, responsabilidade intergeracional e libertação do poder supremo face à concorrência partidária e plutocrática.
Um elemento marcante da actualização doutrinária de 1963 é a proposta de uma Monarquia Federativa, formulada perante a grave crise no Ultramar e o novo desenho geopolítico global. Num contexto em que a presença e o domínio europeus em África colapsavam sob o peso da influência dos EUA e da URSS, a unidade portuguesa teria de deixar de se exprimir pela centralização administrativa e passar a organizar-se como uma comunidade plurirracial e multiterritorial. A federação surge como uma solução que reconhece a diversidade territorial, cultural e social, integrando-a numa ordem comum coordenada pela Coroa.
A Monarquia Federativa traduz para o plano ultramarino a mesma lógica da Democracia Integral. Tal como o indivíduo não deve ser absorvido pelo Estado, as províncias ultramarinas não devem ser reduzidas a prolongamentos passivos da administração metropolitana. A autonomia provincial aplica o princípio orgânico e subsidiário: cada comunidade territorial governa os assuntos que conhece directamente, conserva instituições compatíveis com a sua realidade social e participa no conjunto nacional por órgãos representativos adequados. A federação estabelece uma distribuição hierárquica de competências entre municípios, províncias metropolitanas e ultramarinas, corporações, Cortes e o Rei.
A proposta cumpre igualmente uma função estratégica e legitimadora. Perante o isolamento internacional de Portugal e a pressão militar e diplomática dos blocos americano e soviético, Jacinto Ferreira retoma a rejeição integralista do léxico colonial — os mestres integralistas nunca aceitaram o Acto Colonial (1930) — reafirmando os conceitos e a linguagem de uma comunidade política pluriterritorial que só nos anos 50 seria aceite pela Salazarquia. A autonomia ultramarina responde à crítica da dominação metropolitana sem aceitar a dissolução do vínculo nacional. O Rei funcionaria como elemento de arbitragem e unidade simbólica entre territórios diversos, impedindo que a federação derivasse para uma confederação instável.
Esta dimensão revela a tensão central da obra: a busca pela conciliação entre pluralidade e unidade, autonomia e soberania. O objectivo era dotar Portugal de uma nova orgânica federativa:
«A Monarquia será por fim, federativa, entendendo-se por tal que dará às Províncias Ultramarinas a conveniente, justa e indispensável autonomia administrativa, em normas semelhantes às adoptadas para as Províncias Metropolitanas, embora modificadas em harmonia com os condicionalismos étnicos e geográficos, e a organização tradicional das sociedades nativas. Estes territórios constituirão, com a Metrópole, uma Federação, cujo chefe é o Rei de Portugal — nação pluriracial e multiterritorial.» (p. 190).
Esta obra de 1963 constitui um projecto de superação simultânea de três impasses: a democracia liberal, pela sua redução atomista do povo; o totalitarismo moderno, pela absorção da sociedade pelo Estado; e o conservadorismo meramente defensivo, pela sua incapacidade de responder às metamorfoses geopolíticas do pós-guerra e à perda de centralidade europeia em África. A Democracia Integral surge, assim, como uma alternativa tradicionalista de reconstrução política: popular sem ser individualista, social sem ser socialista, monárquica sem se limitar à nostalgia dinástica e federativa sem renunciar à unidade nacional. A proposta de Jacinto Ferreira procura restaurar a espessura histórica das tradições políticas do povo português, devolvendo-lhe órgãos próprios de representação, autonomia e responsabilidade, e confiando à Coroa a função de princípio superior de continuidade, arbitragem e unidade. O ensaio não é, portanto, apenas uma defesa da Monarquia; repensa a própria forma política da Nação perante a crise do liberalismo, a pressão dos blocos imperiais contemporâneos e o desafio de preservar uma comunidade plurirracial e multiterritorial sem a reduzir à centralização administrativa ou à fragmentação separatista.
8 de Agosto de 2026
J. M. Q.
PARA UM VERDADEIRO GOVERNO DO POVO
A obra Para um Verdadeiro Governo do Povo organiza-se em torno de uma crítica sistemática à democracia liberal individualista e da formulação de uma alternativa orgânica, designada por Jacinto Ferreira como Democracia Integral. O argumento desenvolve-se em quatro momentos complementares: a depuração do vocabulário político, a análise crítica do sistema individualista, a proposta institucional assente nos corpos intermédios, na representação orgânica e na Monarquia, e o esboço da sua concretização institucional, económica, social e política.
I PARTE — PURGATÓRIO DAS PALAVRAS
A I Parte — «Purgatório das Palavras» (pp. 11-45) — estabelece o enquadramento conceptual da obra, partindo da convicção de que a renovação política exige também uma renovação da linguagem. Antes de discutir instituições, Ferreira procura distinguir o sentido doutrinariamente válido das palavras dos seus usos vulgares, ideológicos ou equívocos, examinando termos como democracia, tradição, liberdade, direito divino, poder pessoal, constitucionalismo, nacionalismo, conservadorismo e república enquanto instrumentos de disputa doutrinária.
No capítulo «Esta Palavra Democracia…» (pp. 13-22), recorda que, em teoria, democracia significa governo do povo pelo povo, isto é, participação do povo na soberania e na governação. Contudo, observa que a palavra foi aplicada a regimes muito diferentes — democracias liberais, populares, orgânicas, cristãs, justicialistas ou progressivas —, tornando-se ambígua e sujeita a interpretações contraditórias. Ferreira rejeita a democracia entendida como sufrágio universal, culto da incompetência e tirania das maiorias, mas aceita o termo quando significa participação do povo na governação pública através dos seus agrupamentos naturais. Distingue, assim, a democracia liberal ou individualista de uma democracia orgânica compatível com a Monarquia. A fórmula decisiva é que os monárquicos podem declarar-se democratas se democracia significar participação ordenada da Nação, e não domínio aritmético dos indivíduos isolados.
Em «A Tradição e a sua Dupla Face» (pp. 23-27), o esforço de purificação semântica prolonga-se através da análise da tradição. Com apoio em autores como Luís de Almeida Braga, António Sardinha, Fernando Amado e Vítor Pradera, Ferreira apresenta a tradição não como simples passado, velharia ou repetição mecânica, mas como permanência no desenvolvimento e força viva que liga o passado ao futuro, conservando o que há de estrutural, fecundo e permanente na vida de um povo. A sua «dupla face» reside na tensão entre o valor doutrinal, profundo e dinâmico, e o significado vulgar, que a associa à rotina, ao folclore, ao imobilismo e ao que está fora do tempo. Por isso, o autor recomenda prudência no uso político da palavra: não se trata de renegar a tradição, mas de evitar que um termo nobre, carregado de equívocos, prejudique a comunicação da doutrina.
No capítulo «Liberdade e Liberdades» (pp. 29-36), aborda uma palavra de elevado prestígio simbólico. Reconhece que a liberdade é um dos grandes ideais capazes de mobilizar as massas e que não nasceu com a Revolução Francesa, pois possui raízes antigas e religiosas. Critica, porém, a forma como a Revolução a transformou em bandeira abstracta, associada à igualdade e à fraternidade, sem produzir uma liberdade real mais ampla. A distinção central estabelece-se entre Liberdade, entendida como ideal genérico e frequentemente mítico, e liberdades, isto é, as suas concretizações efectivas na vida social: familiares, municipais, profissionais, associativas e pessoais. O autor rejeita uma oposição rígida entre liberdade e autoridade, sustentando que a verdadeira liberdade exige lei, ordem, propriedade, segurança, corpos intermédios e estruturas sociais capazes de impedir o despotismo do Estado, das maiorias ou do dinheiro. Ao contrário de «tradição», cujo uso deve ser prudente, «liberdade» deve ser reassumida pelos monárquicos, pois a história portuguesa mostra que a Monarquia pôde ser garantia de liberdades concretas.
O capítulo final da primeira parte, «Direito Divino, Nacionalismo, etc.» (pp. 37-45), alarga o «purgatório» a expressões importantes da tradição monárquica que se tornaram ambíguas, desgastadas ou politicamente inconvenientes. A primeira é o Direito Divino dos Reis. Ferreira distingue a doutrina cristã segundo a qual todo o poder procede, em última instância, de Deus, da teoria deturpada que faria do rei um soberano directamente investido por Deus e imune à ordem nacional. Com base em Francisco Suárez, Vázquez de Mella e António Sardinha, conclui que a soberania política pertence à colectividade e que o rei governa por delegação histórica e nacional, dentro dos limites do bem comum; por isso, a expressão deve ser abandonada por prejudicar a inteligibilidade da doutrina. O mesmo critério aplica-se a «poder pessoal», que deve ser substituído por «Poder Real», entendido como autoridade coordenadora numa Nação organicamente ordenada. Em sentido oposto, recupera positivamente a palavra «constitucional»: a Monarquia futura deve ser constitucional, não no sentido liberal-parlamentar, mas como regime assente numa lei fundamental da Nação. Quanto ao nacionalismo, distingue o amor inteligente da Pátria, subordinado à ordem cristã, dos nacionalismos totalitários, egoístas ou agressivos. Por fim, rejeita designações como reaccionário, contrarrevolucionário e conservador, preferindo a ideia de renovação: a Monarquia conserva princípios fundamentais, mas renova-se com cada geração.
Deste modo, a I Parte demonstra que a disputa política implica também uma disputa semântica. «Democracia» deve ser libertada da sua redução liberal e reinterpretada como participação orgânica do povo; «tradição» deve ser dissociada da rotina e compreendida como continuidade viva; «liberdade» deve abandonar a abstracção revolucionária e traduzir-se em liberdades concretas; «direito divino» e «poder pessoal» devem ser abandonados ou substituídos quando comprometem a clareza da doutrina; «constitucional» deve ser reassumido; e «nacionalismo», «conservadorismo» ou «reaccionarismo» devem ser usados com especial cautela. O «purgatório» consiste, portanto, em separar o conteúdo válido das palavras dos sentidos deformados que a história, a propaganda, o uso comum ou as apropriações ideológicas lhes acrescentaram, preparando a crítica ao sistema individualista desenvolvida na II Parte.
II PARTE — O SISTEMA INDIVIDUALISTA
A II Parte — «O Sistema Individualista» (pp. 49-104) — desenvolve a crítica de Ferreira à democracia liberal moderna, apresentada como sistema fundado numa concepção artificial do homem, da sociedade e da soberania. O regime individualista parte da ideia de que o povo é composto por indivíduos isolados e politicamente iguais, cujas vontades poderiam ser somadas aritmeticamente para formar a vontade da maioria e, por consequência, o Bem Comum. Para o autor, tal concepção é inadequada, pois a Nação não corresponde a uma soma de indivíduos, mas a uma realidade orgânica formada por famílias, municípios, profissões, províncias e demais agrupamentos naturais. A crítica, portanto, não se limita ao plano eleitoral: atinge a própria antropologia política sobre a qual assenta o regime liberal.
No capítulo «Os Princípios do Sufrágio Universal» (pp. 49-55), Ferreira critica o sufrágio universal por arrancar o homem aos seus vínculos reais e reduzi-lo à condição abstracta de eleitor. A maioria numérica não representa necessariamente a vontade geral nem o Bem Comum, e as minorias ficam sempre submetidas à vontade da maioria. O autor considera ainda que o sufrágio universal ignora o problema da competência: se o eleitor não conhece a função política sobre a qual decide, o seu voto não pode ser propriamente uma escolha racional. Daí a afirmação de que o sistema conta os votos, mas não os pesa.
Em «O Presidencialismo» (pp. 56-60), a crítica desloca-se para a eleição do Chefe do Estado. O presidencialismo surge como tentativa de corrigir o parlamentarismo pela concentração da autoridade numa figura eleita, mas continua preso ao mesmo erro do sufrágio universal. A eleição presidencial promete escolher «o melhor», mas entrega essa escolha a uma massa eleitoral que, segundo Ferreira, não tem competência para avaliar as qualidades de governo. Além disso, o presidente eleito nasce de uma disputa partidária, não representa verdadeiramente a unidade nacional e pode cair no autoritarismo.
O capítulo «A Evolução do Regime Individualista» (pp. 61-104) apresenta as consequências internas do sistema. Em «A Representação» (pp. 61-63), Ferreira considera a representação política um remendo necessário à impossibilidade da democracia directa em grandes comunidades; se a soberania pertence ao povo indivisível, a sua delegação em representantes torna-se uma ficção. Em «Os Partidos Políticos» (pp. 64-67), os partidos aparecem como agrupamentos artificiais, nascidos depois da destruição dos grupos naturais e orientados para a conquista do poder. Em «As Lutas Eleitorais» (pp. 67-70)¹, as eleições são descritas como episódios de conflito permanente, dominados por propaganda, corrupção, promessas ilusórias, demagogia e dependência do dinheiro. Em «As Burlas» (pp. 71-72), o processo eleitoral é apresentado como enganoso antes, durante e depois do voto. Em «As Boas Democracias» (pp. 73-77), o autor sustenta que os exemplos de democracias estáveis dependem de tradições, instituições históricas e reservas morais anteriores ou exteriores ao princípio liberal. Em «A Democracia Social» (pp. 77-83)¹, interpreta a social-democracia como tentativa de corrigir o individualismo através da intervenção estatal, da representação profissional, dos sindicatos e das nacionalizações, reconhecendo implicitamente a necessidade de grupos orgânicos, mas arriscando substituir o poder do capital privado pelo Estado como único patrão. A secção final, «O Deslize Fatal dos Regimes Individualistas», reúne os desfechos do sistema: em «Os Grupos Adventícios» (pp. 84-87), surgem grupos artificiais de pressão; em «Os Profetas da Democracia» (pp. 88-91), critica-se a ideia de minorias inspiradas que despertem o povo, por contradizer a soberania popular e abrir caminho à ditadura; em «As Ditaduras» (pp. 92-95), a democracia individualista oscila entre anarquia e ditadura; e, em «O Comunismo» (pp. 96-104), o comunismo é apresentado como consequência extrema do individualismo democrático e igualitário, uma democracia mutilada, estatizada e oligárquica na qual o indivíduo é absorvido pelo Estado.
Em suma, a II Parte constitui uma análise crítica do sistema individualista. O percurso argumentativo estende-se do sufrágio universal ao presidencialismo, da representação aos partidos, das eleições à social-democracia e dos grupos de pressão às ditaduras e ao comunismo. A tese de fundo é que a democracia individualista, ao dissolver os grupos naturais e reduzir o povo a uma massa de eleitores isolados, não realiza o verdadeiro governo do povo; pelo contrário, transfere o poder para minorias organizadas, oligarquias, partidos, burocracias ou ditadores. A alternativa anunciada é uma representação orgânica da Nação, fundada nos seus corpos reais e orientada para o Bem Comum.
III PARTE — A DEMOCRACIA INTEGRAL
A III Parte — «A Democracia Integral» (pp. 107-177) — apresenta a proposta positiva de Jacinto Ferreira: um regime orgânico destinado a conciliar autoridade eficaz e liberdades legítimas. A sociedade deve organizar-se não a partir do indivíduo isolado, mas por meio dos seus corpos naturais — família, município, província, sindicato e corporação — culminando numa representação nacional em Cortes e num poder supremo simbolizado pelo Rei.
Em «Palavras Prévias» (pp. 107-109), o autor formula o problema central da política moderna: encontrar um regime capaz de harmonizar Autoridade e Liberdade. Critica a democracia individualista por enfraquecer a autoridade e favorecer o excesso de poder estatal. Em alternativa, propõe um regime misto, capaz de integrar elementos positivos da democracia, da aristocracia e da monarquia, e anuncia o itinerário da III Parte: os corpos intermédios, a sua representação em Cortes e, por fim, o Rei enquanto símbolo da Nação.
Em «Os Corpos Intermédios» (pp. 111-115), Ferreira define os corpos intermédios como comunidades naturais situadas entre o indivíduo e o Estado. Estes garantem liberdades concretas, limitam o poder central e possibilitam participação social efectiva. Com apoio na doutrina social católica, em Montesquieu, Aristóteles e outros autores, defende que tais corpos possuem autonomia própria e não devem ser absorvidos pelo Estado. No plano territorial, destacam-se o Município e a Província; no plano económico-social, o Sindicato e a Corporação.
Em «O Município e a Província» (pp. 117-126), o Município é apresentado como a base democrática por excelência da Democracia Integral. Nele, os cidadãos participam directamente nos assuntos que conhecem, sobretudo através dos chefes de família e do sufrágio orgânico. O Município nasce naturalmente da família, da povoação e da freguesia, sendo anterior ao Estado e devendo conservar autonomia própria. A Província surge como desenvolvimento natural dos municípios, com funções económicas, culturais, jurídicas e políticas, sem absorver a vida local. Defende a descentralização e o princípio da subsidiariedade: o Estado deve reconhecer e coordenar as comunidades menores, não substituí-las. Na parte final, introduz a noção de elites naturais, distinguindo-as das falsas elites e das oligarquias, e propõe que o governo provincial seja exercido pelos melhores, isto é, por uma aristocracia autêntica fundada no mérito, no serviço e no reconhecimento social.
Em «O Sindicato e a Corporação» (pp. 127-136), apresenta o Sindicato e a Corporação como corpos intermédios essenciais da vida económica e social. O sindicalismo é interpretado como reacção ao individualismo capitalista e à democracia partidária, embora rejeite o sindicalismo revolucionário e a luta de classes. Em alternativa, defende um sindicalismo orgânico, baseado na cooperação entre trabalhadores, patrões, técnicos e dirigentes. O Sindicato deve representar a profissão, educar, proteger e dar voz aos trabalhadores. A Corporação resulta do agrupamento de sindicatos e organiza a produção, a justiça corporativa, a previdência, a educação profissional e a representação política dos interesses económicos; limita o excesso de intervenção estatal, protege os pequenos produtores e substitui a concorrência desordenada pela solidariedade, embora subsista o risco de instrumentalização por regimes oligárquicos, partidários ou estatizantes.
Em «A Representação Nacional» (pp. 137-151), critica o parlamentarismo partidário e o sufrágio universal por produzirem uma representação fictícia da Nação. A verdadeira representação nacional deve exprimir organicamente os municípios, as províncias, as corporações, as profissões e as instituições morais, culturais, religiosas e científicas. As Cortes devem reunir representantes desses corpos, não como soma mecânica de interesses, mas como expressão harmonizada das realidades vivas da Nação. Defende o sufrágio orgânico, no qual cada cidadão participa nos domínios em que possui competência, interesse e responsabilidade: família, freguesia, município, profissão e corporação. Responde ainda à objecção de que a representação corporativa favoreceria interesses particulares, sustentando que o interesse geral resulta da integração equilibrada desses interesses legítimos. Conclui que a Democracia Integral constitui o regime do futuro, por transformar o povo em participante responsável da administração pública nos domínios que conhece directamente.
Em «A Monarquia e o Rei» (pp. 153-177), o capítulo final apresenta a Monarquia como culminação institucional da Democracia Integral. O autor distingue a verdadeira Monarquia de meros regimes hereditários ou autoritários, defendendo a Monarquia cristã e tradicional portuguesa. A superioridade da Monarquia não depende da perfeição pessoal dos reis, mas da força da instituição: continuidade, independência, unidade e responsabilidade. O princípio hereditário é defendido como forma de evitar ambições eleitorais, instabilidade partidária e submissão do poder a interesses privados. O autor responde a diversas objecções — o risco do rei incapaz ou louco, o privilégio, a acusação de belicismo, o favoritismo, a comparação com a eleição papal e o alegado custo do regime monárquico — e enumera as virtudes da Monarquia: unidade, autoridade, responsabilidade e liberdade. O capítulo conclui afirmando que Portugal é obra da Monarquia e que esta possui, por isso, carácter nacional, decisivo tanto na formação do país como na restauração da independência em 1640.
A arquitectura argumentativa de Jacinto Ferreira assenta numa passagem da crítica semântica à crítica institucional e, desta, à proposta de reorganização orgânica da comunidade política. A depuração das palavras permite clarificar os conceitos; a crítica ao individualismo demonstra os limites da democracia liberal; e a Democracia Integral surge como forma de reconciliar participação popular, autoridade política, liberdade concreta e continuidade histórica. Neste quadro, a Monarquia não aparece apenas como forma de chefia do Estado, mas como princípio de unidade, estabilidade e representação simbólica da Nação. O projecto defendido pelo autor visa substituir a soberania abstracta dos indivíduos isolados por uma participação ordenada do povo real, inserido nas suas comunidades naturais e orientado para o Bem Comum.
IV PARTE — ESBOÇO DE UMA CONCRETIZAÇÃO
A IV Parte — «Esboço de uma Concretização» (pp. 181-200) — transforma a doutrina da Democracia Integral num desenho institucional concreto. Em «Explicação Prévia» (p. 181), o autor adverte que não pretende apresentar um programa rígido de governo, mas uma hipótese de realização apoiada em princípios permanentes e adaptável às circunstâncias históricas, sociais e nacionais; a Monarquia é descrita como regime vivo, enraizado na ordem natural e na experiência própria de cada povo, distinto dos modelos republicanos uniformes. A concretização proposta assenta numa transição gradual: não se passa de súbito de um regime centralizado ou quase totalitário para uma Monarquia autêntica; é necessário conservar o que houver de válido, corrigir desvios, restituir direitos e liberdades aos cidadãos e devolver vitalidade aos corpos intermédios. O regime delineado distribui funções segundo três níveis complementares — democracia nos municípios e sindicatos, aristocracia nas províncias e corporações, Monarquia na chefia da Nação —, cada um fundado na natureza própria do corpo social correspondente.
Em «Do Governo Municipal» (p. 186), define-se o município como o nível democrático básico da Democracia Integral. Os vereadores seriam eleitos directamente pelos chefes de família de cada concelho, escolhendo entre si o presidente da Câmara, enquanto as freguesias rurais teriam juntas próprias eleitas pelos habitantes maiores de dezoito anos. Às freguesias caberiam funções próximas da vida quotidiana — ensino primário, abastecimento, assistência local, recenseamento, preservação das tradições —; às câmaras municipais competiriam funções mais amplas — ensino técnico, transportes, água, luz, esgotos, urbanização, vias de comunicação e demais tarefas descentralizadas. A autonomia municipal seria real, mas sujeita à fiscalização provincial e, em certos domínios, central.
Em «Do Governo Provincial» (p. 187), a Província é apresentada como agrupamento natural de municípios, correspondente tanto quanto possível às regiões naturais do País. O seu governo caberia a um governador de nomeação régia, assistido por um Conselho Provincial formado por representantes dos municípios e dos agrupamentos económicos, culturais e morais. A Província teria funções intermédias entre o município e a Nação: fiscalizar e fomentar a vida municipal, promover a cultura, o comércio, a indústria, a agricultura e a assistência hospitalar. Seria também espaço privilegiado de selecção e formação de elites, funcionando como viveiro de quadros para funções nacionais mais elevadas.
Em «Do Governo da Nação» (p. 188), descreve-se a estrutura superior do regime: uma Monarquia hereditária, limitada, constitucional, representativa, federativa e popular. A hereditariedade é apresentada como garantia de continuidade e segurança; a limitação decorre da lei e da autonomia dos corpos intermédios; o carácter popular funda-se no reconhecimento dos direitos dos cidadãos; e a dimensão representativa realiza-se nas Cortes Gerais da Nação, compostas por representantes dos municípios, províncias, actividades económicas, universidades, forças armadas e organismos morais e espirituais. As Cortes partilham a função legislativa com o Rei — não há lei sem o Rei nem sem as Cortes — e fiscalizam os delegados do Poder. A dimensão federativa aplica-se às províncias ultramarinas, integradas com autonomia administrativa numa Nação pluriterritorial sob a chefia do Rei.
Em «Aspecto Económico Social» (p. 191), propõe-se uma economia ordenada pela justiça social, pela liberdade produtiva e pela organização corporativa. O trabalho e a produção seriam estruturados horizontalmente em sindicatos e verticalmente em corporações, com dirigentes eleitos livremente e responsáveis perante a Justiça de El-Rei. As corporações regionais e nacionais reuniriam trabalhadores e patrões em igualdade, regulando contratos, conflitos laborais, produção, crédito, preços e qualidade dos bens. O texto rejeita a greve e o lock-out, por considerar que os conflitos devem ser resolvidos nos organismos corporativos e, em última instância, pela arbitragem régia. Defende ainda a fiscalização dos monopólios e sociedades anónimas, a participação dos trabalhadores nos lucros e na propriedade, a protecção da agricultura, uma reforma fiscal adequada aos rendimentos e a prioridade do homem sobre o lucro e a máquina.
Em «Administração de Justiça» (p. 196), afirma-se que o Rei é o juiz por excelência, delegando a função judicial em magistrados, mas preservando a ideia de que a justiça emana da autoridade soberana. A Magistratura deve constituir uma corporação independente, com órgão superior eleito pelos próprios magistrados e presidência de nomeação régia. A justiça deve ser acessível, económica, constante e imparcial, de modo que ninguém deixe de recorrer a ela por falta de meios. O texto defende os foros especiais, rejeita tribunais de excepção, protege a propriedade contra confisco e expropriação arbitrária, reconhece o Habeas Corpus e garante o direito dos cidadãos impugnarem actos ilegais da Administração.
Em «Defesa e Integridade Territorial» (p. 197), sustenta-se que a Monarquia deve defender a integridade da Pátria, recusando a alienação de território nacional e mantendo o princípio da reincorporação de territórios considerados legitimamente portugueses. Para isso, o Estado deve dispor de Exército, Marinha e Aviação adequados, organizados como corporações profissionais. O serviço militar deixa de ser obrigatório em tempos normais, mas todos os cidadãos devem poder contribuir para a defesa nacional segundo as suas aptidões. Prevêem-se milícias provinciais voluntárias e especial atenção à Marinha e à Aviação, indispensáveis à ligação entre a Metrópole e as províncias ultramarinas.
Em «Aspecto Espiritual e Educativo» (p. 198), atribui-se à Igreja Católica uma posição especial na Monarquia, em razão do seu papel histórico na formação de Portugal e na expansão portuguesa, sem negar liberdade aos demais cultos compatíveis com os bons costumes e a segurança nacional. A educação pertence primariamente à família, cabendo ao Estado uma função supletiva. O ensino primário deve ser obrigatório, o secundário gratuito para os economicamente débeis até determinado nível, e o ensino particular equiparado ao oficial nas condições legais. A Universidade é entendida como corporação de mestres e alunos, com representação estudantil consultiva, abertura aos talentos sem distinção de recursos e subordinação final da economia, da sociedade e da política à lei moral.
Em «Política Externa» (p. 200), apresenta-se a política externa da Monarquia como prolongamento natural da ideia de Portugal enquanto nação histórica, pluriterritorial e dotada de vocação internacional. O autor começa por recusar a imagem de Portugal como país pequeno: pela extensão, posição e dispersão dos seus territórios, Portugal possuiria um lugar próprio e relevante no concerto das nações. A acção externa deve, por isso, partir de uma valorização interna da Nação, pois só um Portugal fortalecido poderá valorizar também as suas alianças e amizades. A primeira dessas amizades é o Brasil, tratado como comunidade quase complementar de Portugal, em virtude dos laços de sangue, cultura, língua, sentimento e história; o Atlântico, longe de separar os dois países, é descrito como elemento de ligação. Em seguida, o texto situa Portugal no quadro da civilização cristã ocidental, afirmando que a caridade cristã e a fidelidade à tradição nacional impõem uma relação de particular amizade com as nações que participam dessa mesma civilização. Nesse âmbito destacam-se a Inglaterra, antiga aliada, e a Espanha, vizinha peninsular, com as quais a Monarquia deverá superar antigas causas de desentendimento e privilegiar tudo aquilo em que existe solidariedade permanente, sempre em nome do Interesse Nacional. Por fim, o capítulo alarga essa orientação a todas as nações vizinhas nos vários espaços do mundo e a todos os povos amantes da paz e do bom convívio internacional. A política externa monárquica é, assim, apresentada como uma política de continuidade histórica, amizade tradicional, cooperação internacional e participação em organismos de colaboração mútua destinados a melhorar as condições de vida da Humanidade.
Em conjunto, a IV Parte traduz a Democracia Integral num desenho institucional preciso — municipal, provincial, nacional, económico-social, judicial, militar, espiritual e diplomático —, sem pretender impor um programa rígido. A conclusão do autor é gradualista: a Monarquia nada deve destruir sem dispor de meios para reconstruir, devendo avançar passo a passo, sem nunca perder de vista os seus princípios gerais.
[epígrafes]
A roda do tempo não anda para trás; é certo, mas nem por isso deixa de ser roda e de rodar. A hora da democracia formal já passou, irremediavelmente. - GUSTAV CANAVAL [1]
O povo tem direito à opinião; o povo tem direito ao diálogo; tem direito à crítica, tem direito a participar na vida política. E até, nas decisões graves, tem direito a ser consultado: Tem direito a estar presente na vida pública, representado o mais perfeitamente possível. - FERNANDO AMADO[2]
A evolução da Humanidade não se faz em linha recta, mas segundo uma série de círculos em espiral. Portanto, a História nunca termina: Depois de terem chegado à Democracia todas as nações querem descansar na Monarquia, da qual passam à Aristocracia, e depois novamente à Democracia. Esta é a lei dos retornos. VICO [3]
[1] Gustav Canaval (1898–1959) foi jornalista, publicista e editor austríaco. Antiliberal e antiparlamentar no período do interguerras; defensor da substituição da democracia formal das partidocracias por um modelo de representação orgânica e corporativa. Ligado na imprensa à Heimwehr, apoiou a doutrina do Estado Corporativo (Ständestaat) sob Engelbert Dollfuss. Defensor intransigente da independência da Áustria face ao expansionismo alemão, foi preso pelo regime nazi após o Anschluss (1938), e deportado para o campo de concentração de Dachau (1938–1945). No pós-guerra foi co-fundador e editor-chefe do jornal Salzburger Nachrichten (1945).
[2] Fernando Amado (1899–1968) foi figura relevante do teatro português do século XX, destacando-se como dramaturgo, encenador, pedagogo e ensaísta, além de ter tido uma intervenção multifacetada na cultura e na sociedade do seu tempo. Tal como Jacinto Ferreira, destacado membro das novas gerações do Integralismo Lusitano.
[3] Giambattista Vico (1668–1744), filósofo, historiador e jurista napolitano, formulou a famosa teoria dos "corsi e ricorsi storici" (os cursos e recursos da História). A ideia está exposta na sua obra máxima: Princípios de uma Ciência Nova sobre a Natureza Comum das Nações (Principi di Scienza Nuova d'intorno alla comune natura delle nazioni), vulgarmente conhecida apenas como Ciência Nova (Scienza Nuova), cuja primeira edição é de 1725 (com edições profundamente revistas em 1730 e 1744).
A roda do tempo não anda para trás; é certo, mas nem por isso deixa de ser roda e de rodar. A hora da democracia formal já passou, irremediavelmente. - GUSTAV CANAVAL [1]
O povo tem direito à opinião; o povo tem direito ao diálogo; tem direito à crítica, tem direito a participar na vida política. E até, nas decisões graves, tem direito a ser consultado: Tem direito a estar presente na vida pública, representado o mais perfeitamente possível. - FERNANDO AMADO[2]
A evolução da Humanidade não se faz em linha recta, mas segundo uma série de círculos em espiral. Portanto, a História nunca termina: Depois de terem chegado à Democracia todas as nações querem descansar na Monarquia, da qual passam à Aristocracia, e depois novamente à Democracia. Esta é a lei dos retornos. VICO [3]
[1] Gustav Canaval (1898–1959) foi jornalista, publicista e editor austríaco. Antiliberal e antiparlamentar no período do interguerras; defensor da substituição da democracia formal das partidocracias por um modelo de representação orgânica e corporativa. Ligado na imprensa à Heimwehr, apoiou a doutrina do Estado Corporativo (Ständestaat) sob Engelbert Dollfuss. Defensor intransigente da independência da Áustria face ao expansionismo alemão, foi preso pelo regime nazi após o Anschluss (1938), e deportado para o campo de concentração de Dachau (1938–1945). No pós-guerra foi co-fundador e editor-chefe do jornal Salzburger Nachrichten (1945).
[2] Fernando Amado (1899–1968) foi figura relevante do teatro português do século XX, destacando-se como dramaturgo, encenador, pedagogo e ensaísta, além de ter tido uma intervenção multifacetada na cultura e na sociedade do seu tempo. Tal como Jacinto Ferreira, destacado membro das novas gerações do Integralismo Lusitano.
[3] Giambattista Vico (1668–1744), filósofo, historiador e jurista napolitano, formulou a famosa teoria dos "corsi e ricorsi storici" (os cursos e recursos da História). A ideia está exposta na sua obra máxima: Princípios de uma Ciência Nova sobre a Natureza Comum das Nações (Principi di Scienza Nuova d'intorno alla comune natura delle nazioni), vulgarmente conhecida apenas como Ciência Nova (Scienza Nuova), cuja primeira edição é de 1725 (com edições profundamente revistas em 1730 e 1744).