ESTUDOS PORTUGUESES
  • PORTugAL
  • 900 ANOS DE PORTUGAL
    • 1129 - Palavra-Sinal "Portugal"
    • 1179 05 23 - Bula 'Manifestis probatum' do Papa Alexandre III
    • Cruz da Ordem de Cristo
    • Pola : lei : e : pola : grei
  • Integralismo Lusitano
    • Os Mestres >
      • Santo Isidoro de Sevilha, c. 560-636
      • São Tomás de Aquino, 1224-1274
      • Francisco Suárez, 1548-1617
      • João Pinto Ribeiro, 1590-1649
      • Francisco Velasco de Gouveia, 1580-1659
      • Visconde de Santarém, 1791-1856
      • Almeida Garrett, 1799-1854
      • Alexandre Herculano, 1810-1877
      • Martins Sarmento, 1833-1899
      • Joaquim Nery Delgado, 1835-1908
      • Alberto Sampaio, 1841-1908
      • Eça de Queirós, 1845-1900
      • Joaquim Pedro de Oliveira Martins, 1845-1894
      • Ferreira Deusdado, 1858-1918
      • Ramalho Ortigão, 1836-1915 >
        • 1910 - Carta a Teófilo Braga, em 16 de Outubro
        • 1911 - A revolução de Outubro
        • 1914 - Carta de um velho a um novo
      • Moniz Barreto, 1863-1896 >
        • 1892 - Oliveira Martins - Estudo de Psicologia, 2ª edição
      • Rocha Peixoto, 1866-1909
      • António Lino Neto, 1873-1934
    • Publicações aconselhadas, 1914-16
    • Integralismo Lusitano - Periódicos e Editoras
    • Afonso Lopes Vieira, 1878-1946 >
      • 1918 - O Encoberto (Poema)
      • 1922 - Em demanda do Graal
      • 1935 - Éclogas de agora
      • Quatro Cantares
    • Adriano Xavier Cordeiro , 1880-1919
    • Hipólito Raposo, 1885-1953
    • Luís de Almeida Braga, 1886-1970
    • António Sardinha, 1887-1925 >
      • SUPER FLUMINA BABYLONIS
      • 1916 - A Teoria da Nobreza
      • 1924 - A Aliança Peninsular - Antecedentes e Possibilidades >
        • Assentando posições (conversa preliminar)
        • A unidade hispânica
        • O selo da raça
        • Genealogia de uma Ideia
        • A Pátria Portuguesa
        • Sebastianismo e Quixotismo
        • O lenço de Verónica [in "A Aliança Peninsular"]
        • Pecados velhos [in "A Aliança Peninsular"]
        • Quinas de Portugal [in "A Aliança Peninsular"]
        • Errata necessária [in "A Aliança Peninsular"]
        • A "lenda negra" [In "A Aliança Peninsular"]
        • Cabeça de Europa [in "A Aliança Peninsular"]
        • Estaremos decadentes? [in "A Aliança Peninsular"]
        • Se ainda é tempo! [in "Aliança Peninsular"]
        • "Mare nostrum"
      • 1924 - A Teoria das Cortes Gerais >
        • 0. Preâmbulo
        • I. A origem e a natureza da realeza tradicional portuguesa
        • II. O caráter orgânico e democrático da monarquia medieval portuguesa
        • III. A formação das instituições representativas e o papel das Cortes
        • IV. A origem das Cortes e a representação dos Concelhos
        • V. O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real
        • VI. O pacto fundamental e a legitimidade da Monarquia
        • VII. Reflexões sobre o Estado, a Nação e o Pacto na Tradição Política Portuguesa
        • VIII. O Absolutismo, o Pombalismo e a Reação Tradicionalista
        • IX. A Legitimidade Dinástica e Institucional na História Portuguesa
        • X. O Papel das Cortes na Monarquia Nova e a Representação dos Corpos Sociais
        • XI. Crise do Estado, Crítica ao Individualismo e Perspectivas de Renovação
      • No dia de Camões
      • A Elvas, chave do Reino
      • Poesia
      • JUXTA CRUCEM
      • A Festa do Trabalho
      • O Sul contra o Norte
      • As quatro onças de oiro
      • Aljubarrota
      • Nun' Álvares
      • Santo António
      • Alcácer-Quibir
      • D. João IV
      • Os Jesuítas e as Letras
      • A "Lenda Negra" [ acerca dos Jesuítas ]
      • Ciência e Democracia
      • A tomada da Bastilha
      • A Monarquia de Julho
      • A retirada para o Brasil
      • Natal
      • O génio peninsular
      • A Rainha Santa
      • O 'oitavo sacramento'
      • El-Rei D. Miguel
      • A Soberania da Fome
      • A 'Vila-Francada' [ 1823 ]
      • Évora-Monte [ 1834 ]
      • Um romântico esquecido [António Ribeiro Saraiva]
      • 24 de Julho
      • Com João Coutinho
      • 31 de Janeiro
      • Conde de Monsaraz
      • D. João V
      • O espírito universitário [ espírito jurídico ]
      • O problema da vinculação
      • Mouzinho da Silveira
      • A energia nacional
      • A voz dos bispos
      • O 'filósofo' Leonardo
      • Consanguinidade e degenerescência
      • Sobre uma campa
      • O velho Teófilo
    • Alberto Monsaraz, 1889-1959 >
      • 1911 - Alberto Monsaraz - SOL CREADOR
    • Domingos de Gusmão Araújo, 1889-1959
    • Francisco Rolão Preto, 1893-1977
    • José Pequito Rebelo, 1893-1983 >
      • Pela liberdade... contra o totalitarismo - O bom e o mau fascismo
      • Pluralismo e Integralismo
      • Integralismo hoje?
      • A direita e o direito
    • Joaquim Mendes Guerra, 1893-1953
    • Fernando Amado, 1899-1968
    • Carlos Proença de Figueiredo, 1901-1990
    • Luís Pastor de Macedo, 1901-1971
    • Leão Ramos Ascensão, 1903-1980
    • António Jacinto Ferreira, 1906-1995
    • José de Campos e Sousa, 1907-1980
    • Guilherme de Faria, 1907-1929
    • Manuel de Bettencourt e Galvão, 1908
    • Mário Saraiva, 1910-1998
    • Afonso Botelho, 1919-1996
    • Henrique Barrilaro Ruas, 1921-2003
    • Gonçalo Ribeiro Telles, 1922-2020
    • Rivera Martins de Carvalho, 1926-1964
    • Teresa Martins de Carvalho, 1928-2017
  • Livros
  • Perguntas Frequentes
  • Quem somos
  • Actualizações
  • 2026 - Gonçalo Sampaio e Mello - Das Leis Fundamentais do Reino de Portugal
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e o Brasil
  • 2026 - José Manuel Quintas - Teófilo Braga e António Sardinha - A questão lusitana
  • 2026 10 03 - José Manuel Quintas - António Sardinha - Bibliografia passiva comentada
  • 1917 - Mariotte - O Nacionalismo Racico do Integralismo Lusitano, 1917
  • PORTugAL
  • 900 ANOS DE PORTUGAL
    • 1129 - Palavra-Sinal "Portugal"
    • 1179 05 23 - Bula 'Manifestis probatum' do Papa Alexandre III
    • Cruz da Ordem de Cristo
    • Pola : lei : e : pola : grei
  • Integralismo Lusitano
    • Os Mestres >
      • Santo Isidoro de Sevilha, c. 560-636
      • São Tomás de Aquino, 1224-1274
      • Francisco Suárez, 1548-1617
      • João Pinto Ribeiro, 1590-1649
      • Francisco Velasco de Gouveia, 1580-1659
      • Visconde de Santarém, 1791-1856
      • Almeida Garrett, 1799-1854
      • Alexandre Herculano, 1810-1877
      • Martins Sarmento, 1833-1899
      • Joaquim Nery Delgado, 1835-1908
      • Alberto Sampaio, 1841-1908
      • Eça de Queirós, 1845-1900
      • Joaquim Pedro de Oliveira Martins, 1845-1894
      • Ferreira Deusdado, 1858-1918
      • Ramalho Ortigão, 1836-1915 >
        • 1910 - Carta a Teófilo Braga, em 16 de Outubro
        • 1911 - A revolução de Outubro
        • 1914 - Carta de um velho a um novo
      • Moniz Barreto, 1863-1896 >
        • 1892 - Oliveira Martins - Estudo de Psicologia, 2ª edição
      • Rocha Peixoto, 1866-1909
      • António Lino Neto, 1873-1934
    • Publicações aconselhadas, 1914-16
    • Integralismo Lusitano - Periódicos e Editoras
    • Afonso Lopes Vieira, 1878-1946 >
      • 1918 - O Encoberto (Poema)
      • 1922 - Em demanda do Graal
      • 1935 - Éclogas de agora
      • Quatro Cantares
    • Adriano Xavier Cordeiro , 1880-1919
    • Hipólito Raposo, 1885-1953
    • Luís de Almeida Braga, 1886-1970
    • António Sardinha, 1887-1925 >
      • SUPER FLUMINA BABYLONIS
      • 1916 - A Teoria da Nobreza
      • 1924 - A Aliança Peninsular - Antecedentes e Possibilidades >
        • Assentando posições (conversa preliminar)
        • A unidade hispânica
        • O selo da raça
        • Genealogia de uma Ideia
        • A Pátria Portuguesa
        • Sebastianismo e Quixotismo
        • O lenço de Verónica [in "A Aliança Peninsular"]
        • Pecados velhos [in "A Aliança Peninsular"]
        • Quinas de Portugal [in "A Aliança Peninsular"]
        • Errata necessária [in "A Aliança Peninsular"]
        • A "lenda negra" [In "A Aliança Peninsular"]
        • Cabeça de Europa [in "A Aliança Peninsular"]
        • Estaremos decadentes? [in "A Aliança Peninsular"]
        • Se ainda é tempo! [in "Aliança Peninsular"]
        • "Mare nostrum"
      • 1924 - A Teoria das Cortes Gerais >
        • 0. Preâmbulo
        • I. A origem e a natureza da realeza tradicional portuguesa
        • II. O caráter orgânico e democrático da monarquia medieval portuguesa
        • III. A formação das instituições representativas e o papel das Cortes
        • IV. A origem das Cortes e a representação dos Concelhos
        • V. O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real
        • VI. O pacto fundamental e a legitimidade da Monarquia
        • VII. Reflexões sobre o Estado, a Nação e o Pacto na Tradição Política Portuguesa
        • VIII. O Absolutismo, o Pombalismo e a Reação Tradicionalista
        • IX. A Legitimidade Dinástica e Institucional na História Portuguesa
        • X. O Papel das Cortes na Monarquia Nova e a Representação dos Corpos Sociais
        • XI. Crise do Estado, Crítica ao Individualismo e Perspectivas de Renovação
      • No dia de Camões
      • A Elvas, chave do Reino
      • Poesia
      • JUXTA CRUCEM
      • A Festa do Trabalho
      • O Sul contra o Norte
      • As quatro onças de oiro
      • Aljubarrota
      • Nun' Álvares
      • Santo António
      • Alcácer-Quibir
      • D. João IV
      • Os Jesuítas e as Letras
      • A "Lenda Negra" [ acerca dos Jesuítas ]
      • Ciência e Democracia
      • A tomada da Bastilha
      • A Monarquia de Julho
      • A retirada para o Brasil
      • Natal
      • O génio peninsular
      • A Rainha Santa
      • O 'oitavo sacramento'
      • El-Rei D. Miguel
      • A Soberania da Fome
      • A 'Vila-Francada' [ 1823 ]
      • Évora-Monte [ 1834 ]
      • Um romântico esquecido [António Ribeiro Saraiva]
      • 24 de Julho
      • Com João Coutinho
      • 31 de Janeiro
      • Conde de Monsaraz
      • D. João V
      • O espírito universitário [ espírito jurídico ]
      • O problema da vinculação
      • Mouzinho da Silveira
      • A energia nacional
      • A voz dos bispos
      • O 'filósofo' Leonardo
      • Consanguinidade e degenerescência
      • Sobre uma campa
      • O velho Teófilo
    • Alberto Monsaraz, 1889-1959 >
      • 1911 - Alberto Monsaraz - SOL CREADOR
    • Domingos de Gusmão Araújo, 1889-1959
    • Francisco Rolão Preto, 1893-1977
    • José Pequito Rebelo, 1893-1983 >
      • Pela liberdade... contra o totalitarismo - O bom e o mau fascismo
      • Pluralismo e Integralismo
      • Integralismo hoje?
      • A direita e o direito
    • Joaquim Mendes Guerra, 1893-1953
    • Fernando Amado, 1899-1968
    • Carlos Proença de Figueiredo, 1901-1990
    • Luís Pastor de Macedo, 1901-1971
    • Leão Ramos Ascensão, 1903-1980
    • António Jacinto Ferreira, 1906-1995
    • José de Campos e Sousa, 1907-1980
    • Guilherme de Faria, 1907-1929
    • Manuel de Bettencourt e Galvão, 1908
    • Mário Saraiva, 1910-1998
    • Afonso Botelho, 1919-1996
    • Henrique Barrilaro Ruas, 1921-2003
    • Gonçalo Ribeiro Telles, 1922-2020
    • Rivera Martins de Carvalho, 1926-1964
    • Teresa Martins de Carvalho, 1928-2017
  • Livros
  • Perguntas Frequentes
  • Quem somos
  • Actualizações
  • 2026 - Gonçalo Sampaio e Mello - Das Leis Fundamentais do Reino de Portugal
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e o Brasil
  • 2026 - José Manuel Quintas - Teófilo Braga e António Sardinha - A questão lusitana
  • 2026 10 03 - José Manuel Quintas - António Sardinha - Bibliografia passiva comentada
  • 1917 - Mariotte - O Nacionalismo Racico do Integralismo Lusitano, 1917
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

A TRADIÇÃO PORTUGUESA TEM TRAÇOS GIBELINOS?

José Manuel Quintas
A resposta de António Sardinha: o Império, o Papa e a concórdia
Suponha-se que alguém afirme: «A nossa tradição tem traços gibelinos!» A frase é sugestiva, mas equívoca. Em sentido histórico, gibelinos eram, na Itália dos séculos XII a XIV, os partidários do Imperador, em oposição aos guelfos, partidários do Papa. Por extensão, chama-se gibelina à doutrina que afirma a autonomia — e, no limite, a sacralidade própria — do poder temporal supremo contra a primazia do poder espiritual. No século XX, a palavra foi retomada por correntes que reclamam a restauração de um Império sagrado, desligado da Igreja ou mesmo contraposto a ela.

A resposta de António Sardinha pode resumir-se numa distinção: se há traços gibelinos na história portuguesa, eles pertencem ao Estado que se autonomiza, centraliza e se deixa contaminar pelo imperium; não pertencem à tradição que Sardinha quer restaurar. Esta, pelo contrário, define-se pela concórdia medieval, pela realeza limitada pela lei moral e pela primazia espiritual de Roma.

I. Guelfos e gibelinos: a recusa da querela de facções

Nas duas vezes em que Sardinha nomeia os partidos italianos, não toma partido por nenhum. Em 1914, explica o fracasso das repúblicas citadinas pela falta de um poder que as unisse:

«Já as repúblicas citadinas da Itália se não elevaram outrora à participação de um ideal comum, à soberana unidade nacional para que tendiam, ficando-se o embrião numa fase incompleta, porque para além dos seus podestás ou tiranos locais, partilhados entre guelfos e gibelinos, não conseguiram interpenetrar-se sob a acção superior e homologadora de uma força centrípeta que seria o Rei.»
Teófilo, Mestre da Contra-Revolução, Fev. 1914

Em 1915, a querela aparece como pequena coisa ao pé do que veio depois de desfeita a Cristandade:

«As lutas de guelfos e gibelinos são pálidas sombras ao pé do passar e repassar de exércitos em que o coração da Europa se confrange e ensanguenta duradoiramente. Em Roma o Príncipe da Paz já não pode nada. Os preceitos germânicos da posse tinham-se sobreposto aos ditames claros de São Tomás. Os Reis reinam já por si – pelo seu capricho absoluto, e não pelo direito da sociedade em se conservar.»
A Questão Ibérica, 7 de Abril de 1915

A solução de Sardinha não coincide, portanto, com nenhuma das facções. Contra a divisão entre guelfos e gibelinos, propõe a realeza nacional como força centrípeta: capaz de ordenar as autonomias políticas e sociais, mas inserida numa ordem cristã cuja instância superior é Roma. Quando essa ordem se desfaz, não triunfa o Império; triunfa antes o rei absoluto, que passa a reinar por si.

II. O traço existe — e chama-se doença

Sardinha não nega que haja na história portuguesa aquilo a que se poderia chamar um traço gibelino: a recepção do direito romano imperial pelos legistas, a ideia de um poder que se basta a si mesmo. Descreve-o com precisão — e chama-lhe o «mal congénito» do nosso Estado:

«Reflecte-se aí o mal congénito do nosso Estado, que, ao corporizar-se autónomo no século XII, se corporiza reflectindo as influências contraditórias do Direito Cesário, por um lado, e das íntimas predilecções foralistas da nossa raça, por outro lado. A meditação de semelhante dualismo explica-nos em grande parte as crises orgânicas que mais obstaram ao completo desenvolvimento do nosso país. Acompanhou-nos ele sempre, como uma espécie de pecado original.»
A Teoria das Cortes Gerais, 1924, VII

E dá os nomes:

«O que está, pois, em falência permanente ao longo da nossa história é o Estado – e não a Nação. E isto, porque a concórdia medieval nunca passou entre nós dos limites estreitos da vida concelhia, visto, desde o princípio, o Estado se nutrir gulosamente do conceito abstracto do imperium, exportado de Bolonha. E tanto assim é que, atrás de D. Afonso Henriques, encontramos logo, como chanceler, primeiro magister Albertus e, em seguida, magister Julianus – o tremendo Juliano das pugnas contra o clero nos reinados subsequentes de D. Sancho I e de D. Afonso II.»
A Teoria das Cortes Gerais, 1924, VII

A linha prolonga-se depois: a dinastia de Avis «inaugura entre nós, sem restrições, o espírito nivelador e concentrador da jurisprudência justinianeia»; Pombal leva-o ao extremo absolutista e regalista. Assim, quem fala de traços gibelinos na história portuguesa identifica, na linguagem de Sardinha, a linha pela qual o Estado se foi apartando da Nação. Não descreve a tradição a restaurar: descreve a doença que a deformou.

III. A tradição: concórdia, não imperium

O que Sardinha opõe ao imperium não é a anarquia, mas a concórdia. No Preâmbulo da Teoria das Cortes Gerais, a monarquia portuguesa define-se pela negativa:

«Palpam-se bem os fundamentos cristãos da nossa monarquia. Não é uma monarquia firmada no conceito romano do imperium. Eis porque lhe repugna o exagero absolutista com que Pombal a desvirtuou. É antes a realeza medieval, ascendendo da família e da propriedade à função mais complexa da soberania.»
A Teoria das Cortes Gerais, 1924, Preâmbulo

E, logo a seguir, identifica a raiz comum do absolutismo régio e do dogma revolucionário da soberania popular:

«Há uma identidade profunda entre o dogma da vontade suprema do monarca e o dogma supremo da soberania do povo. Ambos derivam da concepção materialista do Poder com precedentes da ideia pagã do imperium, ressuscitada para a consciência política da Cristandade pela preponderância nefasta dos Legistas.»
A Teoria das Cortes Gerais, 1924, Preâmbulo

Na secção VI, com Duguit, Sardinha recorda que, no período feudal, a palavra imperium desaparece dos textos e cede lugar a outra realidade: «a concórdia, que deve unir todos os homens, os poderosos e os fracos por um conjunto de direitos e deveres recíprocos». E, na secção I, quando o rei português surge revestido de um título sagrado — «vigário de Deus», segundo o Regimento da Casa da Suplicação —, Sardinha entende esse título em sentido oposto ao imperium. A justiça «já não é a interpretação voluntariosa de quem a ministra»; é «uma regra moral acima da consciência», que obriga, antes de mais ninguém, aquele que a aplica. O título sagrado não coloca o rei acima da lei: submete-o a ela.

IV. O Imperador e o Papa

Quando Sardinha fala do Imperador medieval, a figura é Frederico II — e o juízo é inequívoco:

«Frederico sustentava que a fazenda e os dias dos vassalos constituíam pertença senhorial do Suserano. Inaugurava o despotismo com títulos de legalidade jurídica – é bem o precursor remontado do sôfrego estadismo moderno. […] Violador reincidente dos princípios morais em que repousava a Respublica Christiana, Frederico sorria-se das imposições pontifícias. As sucessivas bulas de excomunhão não no perturbavam no retiro doce de Palermo, adivinhando já a hora mágica da Renascença nos entretenimentos sábios com a sua corte de letrados, feiticeiros e trovadores.»
Teófilo, Mestre da Contra-Revolução, Fev. 1914

Frente a Frederico ergue-se São Tomás, que, «nascido vassalo de Frederico», proclama a monarquia moderada, «com alicerces no voto livre das classes», e «o insofismável direito de revolta que cabe aos povos quando espoliados e oprimidos». E a figura portuguesa que Sardinha põe em cena é Santo António, «quem liberta Pádua das fúrias assoladoras de Ezelino, legado de Frederico II, do terrível Frederico II» (A Epopeia Franciscana, 1917).

A hierarquia da Cristandade é, para Sardinha, clara. Na Teoria das Cortes Gerais, I, encerradas as invasões, «o Pontificado aparece como a cabeça visível da comunidade europeia»; e o Imperador — nas palavras de Cavaignac, que Sardinha faz suas — é «imediatamente inferior ao Papa», uma autoridade «teoricamente universal, mais venerada que obedecida». A Respublica Christiana é a sociedade internacional que a Idade Média realizou «com apoio na Igreja»; a Sociedade das Nações é a sua «insensata paródia maçónica» (X).

A própria fundação de Portugal se inscreve nesta ordem:

«O político revela-se, procurando na Santa-Sé o apoio externo que à pequena nacionalidade faltava no concerto internacional da Respublica Christiana. Adulterado, quando não diminuído, esse acto do nosso primeiro rei mostra-nos que, ao lado do guerreiro impulsivo, havia o estadista hábil, demandando sanções jurídicas e morais para o reino emancipado pela sua espada de cavaleiro.»
«Os nossos Reis», in Ao Princípio era o Verbo, 1924

Acrescente-se uma observação que não é de Sardinha, mas que o seu texto autoriza: o suserano de quem o reino se emancipou, Afonso VII de Leão e Castela, fizera-se coroar imperador em 1135 e intitulava-se imperator totius Hispaniae. O gesto fundador de D. Afonso Henriques é, pois, um recurso ao Papa contra uma suserania que se dizia imperial.

V. Dante, lido por Sardinha

Sardinha conhecia o texto capital do gibelinismo, o De Monarchia de Dante. Em 1921, meditando numa Sexta-Feira Santa na catedral de Badajoz, recorda «aquela doutrina medieval, tão invocada por Dante, para defesa do Império»: para que a Redenção abrangesse todo o género humano, era preciso que Cristo fosse condenado por uma autoridade legítima que representasse o Orbe — a do Império Romano (é o argumento do livro II do De Monarchia). Sardinha aceita a premissa; mas a conclusão que dela tira não é a de Dante:

«O poder de Pilatos é o poder de Roma. O poder de Roma passará intacto do domínio temporal dos Césares para a hierarquia imperecedora do Papado.»
«Sob o poder de Pôncio Pilatos», Mar. 1921

É talvez o passo mais revelador para a pergunta que orienta este ensaio. Sardinha apropria-se do argumento gibelino da legitimidade universal de Roma, mas inverte-lhe o destino: a universalidade romana não sobrevive no Imperador; sobrevive no Papado.

VI. Direito divino dos reis e origem divina do Poder

A teologia do rei sagrado sem mediação da Igreja pertence, para Sardinha, ao campo protestante:

«Volto a salientar que os tratadistas peninsulares se destacaram brilhantemente na defesa do antigo património político cristão – contrário à doutrina do direito divino dos Reis, que é de exclusiva procedência protestante. […] Pelo direito divino dos Reis, atingiram os protestantes as mais exageradas conclusões – como em Inglaterra, por exemplo, em que houve autores a reivindicar, para o monarca, a faculdade de impor a própria ordenação sacerdotal. Opostamente, pela doutrina de origem divina do Poder, não só os católicos reclamavam para o Estado a sua formação racional e natural, como estabeleciam limites mesmo à soberania dos Reis.»
A Teoria das Cortes Gerais, 1924, VII

Já em 1915 escrevera que, falseado o princípio católico de que toda a autoridade legítima vem de Deus, se gera «o absurdo direito divino dos dinastas»; e que, «na concepção católica da Realeza, a Monarquia, como expressão do conjunto social, está acima do Rei».

Por rigor, registe-se uma mudança de vocabulário. Em 1914, em Teófilo, Mestre da Contra-Revolução, Sardinha ainda usava «direito divino dos Reis» em sentido favorável, como «uma restrição, um sentimento de responsabilidade profunda» do rei perante Deus. Em 1915 e em 1924 reserva a expressão para a doutrina protestante e fala de «origem divina do Poder». A doutrina, essa, não mudou: o rei responde perante Deus e o seu poder tem limites. Mudou apenas o nome.

VII. As objecções mais fortes

Primeira objecção: os nossos primeiros reis combateram o clero, e Sardinha aplaude-os. É verdade. Na Teoria das Cortes Gerais, III, Sardinha explica «os duelos formidáveis que os nossos primeiros reis travaram com o Clero» pela função régia de «assegurar a justiça, uniformizando-a e colocando-a acima das ambições dos poderosos», e louva D. Afonso II, «único agente de ponderação social», por obrigar a Nobreza e o Clero «a reentrar na sua verdadeira órbita», mandando devassar a posse dos seus domínios. Mas a distinção é clara: o que o rei limita são as pretensões temporais de uma classe privilegiada — domínios, jurisdições —, tal como limita as da Nobreza; não a autoridade espiritual da Igreja. O que Sardinha aplaude é o rei-juiz que pondera as classes; o que condena é o instrumento doutrinal que acompanhou esses conflitos — o imperium de Bolonha, na pessoa do chanceler Juliano —, de que séculos depois nasceria o regalismo. E o regalismo, Sardinha rejeita-o sem reservas: em 1915 junta «o Jansenismo», «o Regalismo» e «o Absolutismo» como três formas do mesmo livre-exame; em 1925 data de Pombal, «fiel imitador do regalismo», o eclipse da Igreja em Portugal (Super flumina Babylonis).

Segunda objecção: Sardinha tem, ele próprio, uma ideia imperial. Também é verdade. Em A Aliança Peninsular (1924) fala do «Império de Cristo, Império do Ocidente, ou Quinto Império da religião sebástica» como «tema permanente» da epopeia de Camões, e do antigo império hispânico que as «forças secretas da história» tenderiam a reconstituir «em moldes espirituais mais conscientes e definidos». E louva os Filipes por terem avocado a si, «por herança gloriosa do imperador Carlos V, a defesa ameaçada da unidade da Igreja» (Teoria das Cortes Gerais, VII). Ora, isto é precisamente o contrário do Império gibelino: um império missionário, cuja razão de ser é a defesa da unidade da Igreja, e não a autonomia do poder imperial contra ela. O Imperador cuja herança Sardinha exalta é Carlos V, campeão da Igreja; o que condena é Frederico II, o excomungado.

Terceira objecção: a tradição de Roma também é a nossa. Aqui, Sardinha responde em divergência expressa com Maurras. No ponto em que o Integralismo Lusitano «diverge inteiramente» do mestre francês, a Renascença aparece como «o mal irreparável de onde deriva a decadência das nacionalidades cristãs», devido à «vitória desmedida do romanismo» e ao «espírito solto dos humanistas»; e «a Revolução já vinha no ventre da Renascença» (Teoria das Cortes Gerais, I). O que Sardinha retém de Roma é aquilo que passou para a Igreja; o imperium, esse, deixa-o aos Legistas.

VIII. O gibelinismo do século XX

Se quem diz «a nossa tradição tem traços gibelinos» pensa no gibelinismo do século XX — a restauração de um Império sagrado, de fundamento pagão ou ao menos exterior à Igreja, tal como a formulou Julius Evola a partir de Imperialismo pagano (1928) —, Sardinha já não o conheceu: morreu em Janeiro de 1925. Todos os seus princípios, porém, o excluem: a primazia do Pontificado na ordem cristã; a condenação de Frederico II como precursor do Estado moderno; a recusa da Renascença e do romanismo, contra Maurras; a doutrina da origem divina do Poder, que limita os reis, contra o direito divino, que os sacraliza; e a concórdia contra o imperium. Um tradicionalismo imperial desse tipo seria, para Sardinha, uma forma mais do erro que combateu: o Estado a sobrepor-se à Nação, agora com vestes sagradas.

IX. Conclusão em cinco proposições
  1. Sardinha não é gibelino nem, em sentido partidário, guelfo: recusa a querela de facções e propõe, contra ela, a realeza nacional dentro da ordem cristã.
  2. O traço gibelino existe na história portuguesa — o imperium de Bolonha, os legistas, o justinianismo de Avis, o regalismo pombalino —, mas é, para Sardinha, o «mal congénito» e o «pecado original» do Estado, não a tradição.
  3. A tradição é a concórdia medieval: a realeza que sobe da família e da propriedade, limitada pela lei moral, num concerto de nações cuja cabeça visível é o Pontificado.
  4. Mesmo quando retoma um argumento gibelino — o de Dante sobre a legitimidade de Roma —, Sardinha dá-lhe uma conclusão papal: o poder de Roma passa dos Césares para o Papado.
  5. A sua ideia imperial — Império de Cristo, Quinto Império, monarquia católica hispânica — é missionária e subordinada à unidade da Igreja: o contrário do Império gibelino.

Em suma: os traços gibelinos pertencem ao nosso Estado, e por isso o corrompem; não pertencem à nossa tradição, e por isso ela permanece.

X. Fontes

Todas as citações de Sardinha seguem a compilação cronológica António Sardinha — Prosa Toda (2026), instrumento de trabalho em seis volumes, cuja numeração se indica entre parênteses.
​
  • Teófilo, Mestre da Contra-Revolução, Fev. 1914 (vol. I)
  • A Questão Ibérica, 7.04.1915, publ. 1916 (vol. I)
  • A Epopeia Franciscana, 1917 (vol. II)
  • «Sob o poder de Pôncio Pilatos», Mar. 1921 (vol. III)
  • A Teoria das Cortes Gerais, Elvas, 20.08.1924, Preâmbulo e secções I, III, VI, VII e X (vol. IV)
  • Ao Princípio era o Verbo, 1924, «Os nossos Reis» (vol. IV)
  • A Aliança Peninsular, 1924, «Assentando posições» (vol. IV)
  • Super flumina Babylonis, in Ao Ritmo da Ampulheta, 1925 (vol. V)


Setembro de 2026
​
J. M. Q.

A Biblioteca Mai possui um exemplar da primeira edição italiana da obra Monarchia: trata-se de uma edição veneziana elegante e ilustrada, publicada em 1758 por Antonio Zatta. A Monarchia está incluída na segunda parte do quarto volume de uma edição dedicada às obras completas do grande literato, intitulada Prose, e rime liriche edite ed inedite di Dante Alighieri, con copiose ed erudite aggiunte. Tomo quarto. Parte seconda (Veneza: Antonio Zatta, 1758). A versão da Monarchia incluída na edição das obras completas de Dante do editor veneziano Pasquali (1739–1741) traz informações de publicação falsas em sua página de rosto: Dantis Aligherii florentini Monarchia, Coloniae Allobrogum, apud Henr. Albert. Gosse & Soc., 1740. A data é surpreendentemente tardia para uma primeira edição italiana de uma importante obra de Dante, conhecida e debatida por intelectuais já na década de 1320; de facto, Dante escreveu a obra em um período que não pode ser datado com precisão, mas que se situa entre os anos finais do século XIII e a sua morte. [ https://www.bibliotecamai.org/a-riveder-le-stelle-prima-edizione-italiana-della-monarchia/ ]
Fotografia
Frontispício
Fotografia
Título
Fotografia
Fotografia
Fotografia
​​...nós não levantaríamos nem o dedo mínimo, se salvar Portugal fosse salvar o conúbio apertado de plutocratas e arrivistas em que para nós se resumem, à luz da perfeita justiça, as "esquerdas" e as "direitas"!

​​- António Sardinha (1887-1925) - 
Fotografia
900 ANOS DE PORTUGAL

​www.estudosportugueses.com​

​2011-2025
​
[sugestões, correções e contributos: [email protected]]