ESTUDOS PORTUGUESES
  • PORTugAL
    • 1129 - Palavra-Sinal "Portugal"
    • Pola : lei : e : pola : grei
    • Cruz da Ordem de Cristo
  • Democracia
    • Oligarquia e Corrupção
    • Outra Democracia - Uma Alternativa Nacional (Livro de Mário Saraiva)
    • Município
    • OUTRA DEMOCRACIA - REFLEXÕES ACTUAIS
  • Integralismo Lusitano
    • Os Mestres >
      • Santo Isidoro de Sevilha, c. 560-636
      • São Tomás de Aquino, 1224-1274
      • Francisco Suárez, 1548-1617
      • João Pinto Ribeiro, 1590-1649
      • Francisco Velasco de Gouveia, 1580-1659
      • Visconde de Santarém, 1791-1856
      • Almeida Garrett, 1799-1854
      • Alexandre Herculano, 1810-1877
      • Martins Sarmento, 1833-1899
      • Joaquim Nery Delgado, 1835-1908
      • Alberto Sampaio, 1841-1908
      • Eça de Queirós, 1845-1900
      • Joaquim Pedro de Oliveira Martins, 1845-1894
      • Ferreira Deusdado, 1858-1918
      • Ramalho Ortigão, 1836-1915 >
        • 1910 - Carta a Teófilo Braga, em 16 de Outubro
        • 1911 - A revolução de Outubro
        • 1914 - Carta de um velho a um novo
      • Moniz Barreto, 1863-1896 >
        • 1892 - Oliveira Martins - Estudo de Psicologia, 2ª edição
      • Rocha Peixoto, 1866-1909
      • António Lino Neto, 1873-1934
    • Publicações aconselhadas, 1914-16
    • Integralismo Lusitano - Periódicos e Editoras
    • Afonso Lopes Vieira, 1878-1946 >
      • 1918 - O Encoberto (Poema)
      • 1922 - Em demanda do Graal
      • 1935 - Éclogas de agora
      • Quatro Cantares
    • Adriano Xavier Cordeiro , 1880-1919
    • Hipólito Raposo, 1885-1953
    • Luís de Almeida Braga, 1886-1970
    • António Sardinha, 1887-1925 >
      • SUPER FLUMINA BABYLONIS
      • 1916 - A Teoria da Nobreza
      • 1924 - A Aliança Peninsular - Antecedentes e Possibilidades >
        • Assentando posições (conversa preliminar)
        • A unidade hispânica
        • O selo da raça
        • Genealogia de uma Ideia
        • A Pátria Portuguesa
        • Sebastianismo e Quixotismo
        • O lenço de Verónica [in "A Aliança Peninsular"]
        • Pecados velhos [in "A Aliança Peninsular"]
        • Quinas de Portugal [in "A Aliança Peninsular"]
        • Errata necessária [in "A Aliança Peninsular"]
        • A "lenda negra" [In "A Aliança Peninsular"]
        • Cabeça de Europa [in "A Aliança Peninsular"]
        • Estaremos decadentes? [in "A Aliança Peninsular"]
        • Se ainda é tempo! [in "Aliança Peninsular"]
        • "Mare nostrum"
      • 1924 - A Teoria das Cortes Gerais >
        • 0. Preâmbulo
        • I. A origem e a natureza da realeza tradicional portuguesa
        • II. O caráter orgânico e democrático da monarquia medieval portuguesa
        • III. A formação das instituições representativas e o papel das Cortes
        • IV. A origem das Cortes e a representação dos Concelhos
        • V. O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real
        • VI. O pacto fundamental e a legitimidade da Monarquia
        • VII. Reflexões sobre o Estado, a Nação e o Pacto na Tradição Política Portuguesa
        • VIII. O Absolutismo, o Pombalismo e a Reação Tradicionalista
        • IX. A Legitimidade Dinástica e Institucional na História Portuguesa
        • X. O Papel das Cortes na Monarquia Nova e a Representação dos Corpos Sociais
        • XI. Crise do Estado, Crítica ao Individualismo e Perspectivas de Renovação
      • No dia de Camões
      • A Elvas, chave do Reino
      • Poesia
      • JUXTA CRUCEM
      • A Festa do Trabalho
      • O Direito de Revolta
      • Pátria e Monarquia
      • O Sul contra o Norte
      • As quatro onças de oiro
      • Aljubarrota
      • Nun' Álvares
      • Santo António
      • Alcácer-Quibir
      • D. João IV
      • Os Jesuítas e as Letras
      • A "Lenda Negra" [ acerca dos Jesuítas ]
      • Ciência e Democracia
      • A tomada da Bastilha
      • A Monarquia de Julho
      • A retirada para o Brasil
      • Natal
      • O génio peninsular
      • A Rainha Santa
      • O 'oitavo sacramento'
      • El-Rei D. Miguel
      • A Soberania da Fome
      • A 'Vila-Francada' [ 1823 ]
      • Évora-Monte [ 1834 ]
      • Um romântico esquecido [António Ribeiro Saraiva]
      • 24 de Julho
      • Com João Coutinho
      • 31 de Janeiro
      • Conde de Monsaraz
      • D. João V
      • O espírito universitário [ espírito jurídico ]
      • O problema da vinculação
      • Mouzinho da Silveira
      • A energia nacional
      • A voz dos bispos
      • O 'filósofo' Leonardo
      • Consanguinidade e degenerescência
      • Sobre uma campa
      • O velho Teófilo
    • Alberto Monsaraz, 1889-1959 >
      • 1911 - Alberto Monsaraz - SOL CREADOR
    • Domingos de Gusmão Araújo, 1889-1959
    • Francisco Rolão Preto, 1893-1977
    • José Pequito Rebelo, 1893-1983 >
      • Pela liberdade... contra o totalitarismo - O bom e o mau fascismo
      • Pluralismo e Integralismo
      • Integralismo hoje?
      • A direita e o direito
    • Joaquim Mendes Guerra, 1893-1953
    • Fernando Amado, 1899-1968
    • Carlos Proença de Figueiredo, 1901-1990
    • Luís Pastor de Macedo, 1901-1971
    • Leão Ramos Ascensão, 1903-1980
    • António Jacinto Ferreira, 1906-1995
    • José de Campos e Sousa, 1907-1980
    • Guilherme de Faria, 1907-1929
    • Manuel de Bettencourt e Galvão, 1908
    • Mário Saraiva, 1910-1998
    • Afonso Botelho, 1919-1996
    • Henrique Barrilaro Ruas, 1921-2003
    • Gonçalo Ribeiro Telles, 1922-2020
    • Rivera Martins de Carvalho, 1926-1964
    • Teresa Martins de Carvalho, 1928-2017
  • Perguntas Frequentes
  • Quem somos
  • Actualizações
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha, Maçonaria e Tradição Popular
  • 2026 - Gonçalo Sampaio e Mello - Das Leis Fundamentais do Reino de Portugal
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e Charles Maurras
  • 2026 - José Manuel Quintas - A evolução intelectual de António Sardinha
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha - Estudo de Conjunto
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e o Brasil
  • PORTugAL
    • 1129 - Palavra-Sinal "Portugal"
    • Pola : lei : e : pola : grei
    • Cruz da Ordem de Cristo
  • Democracia
    • Oligarquia e Corrupção
    • Outra Democracia - Uma Alternativa Nacional (Livro de Mário Saraiva)
    • Município
    • OUTRA DEMOCRACIA - REFLEXÕES ACTUAIS
  • Integralismo Lusitano
    • Os Mestres >
      • Santo Isidoro de Sevilha, c. 560-636
      • São Tomás de Aquino, 1224-1274
      • Francisco Suárez, 1548-1617
      • João Pinto Ribeiro, 1590-1649
      • Francisco Velasco de Gouveia, 1580-1659
      • Visconde de Santarém, 1791-1856
      • Almeida Garrett, 1799-1854
      • Alexandre Herculano, 1810-1877
      • Martins Sarmento, 1833-1899
      • Joaquim Nery Delgado, 1835-1908
      • Alberto Sampaio, 1841-1908
      • Eça de Queirós, 1845-1900
      • Joaquim Pedro de Oliveira Martins, 1845-1894
      • Ferreira Deusdado, 1858-1918
      • Ramalho Ortigão, 1836-1915 >
        • 1910 - Carta a Teófilo Braga, em 16 de Outubro
        • 1911 - A revolução de Outubro
        • 1914 - Carta de um velho a um novo
      • Moniz Barreto, 1863-1896 >
        • 1892 - Oliveira Martins - Estudo de Psicologia, 2ª edição
      • Rocha Peixoto, 1866-1909
      • António Lino Neto, 1873-1934
    • Publicações aconselhadas, 1914-16
    • Integralismo Lusitano - Periódicos e Editoras
    • Afonso Lopes Vieira, 1878-1946 >
      • 1918 - O Encoberto (Poema)
      • 1922 - Em demanda do Graal
      • 1935 - Éclogas de agora
      • Quatro Cantares
    • Adriano Xavier Cordeiro , 1880-1919
    • Hipólito Raposo, 1885-1953
    • Luís de Almeida Braga, 1886-1970
    • António Sardinha, 1887-1925 >
      • SUPER FLUMINA BABYLONIS
      • 1916 - A Teoria da Nobreza
      • 1924 - A Aliança Peninsular - Antecedentes e Possibilidades >
        • Assentando posições (conversa preliminar)
        • A unidade hispânica
        • O selo da raça
        • Genealogia de uma Ideia
        • A Pátria Portuguesa
        • Sebastianismo e Quixotismo
        • O lenço de Verónica [in "A Aliança Peninsular"]
        • Pecados velhos [in "A Aliança Peninsular"]
        • Quinas de Portugal [in "A Aliança Peninsular"]
        • Errata necessária [in "A Aliança Peninsular"]
        • A "lenda negra" [In "A Aliança Peninsular"]
        • Cabeça de Europa [in "A Aliança Peninsular"]
        • Estaremos decadentes? [in "A Aliança Peninsular"]
        • Se ainda é tempo! [in "Aliança Peninsular"]
        • "Mare nostrum"
      • 1924 - A Teoria das Cortes Gerais >
        • 0. Preâmbulo
        • I. A origem e a natureza da realeza tradicional portuguesa
        • II. O caráter orgânico e democrático da monarquia medieval portuguesa
        • III. A formação das instituições representativas e o papel das Cortes
        • IV. A origem das Cortes e a representação dos Concelhos
        • V. O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real
        • VI. O pacto fundamental e a legitimidade da Monarquia
        • VII. Reflexões sobre o Estado, a Nação e o Pacto na Tradição Política Portuguesa
        • VIII. O Absolutismo, o Pombalismo e a Reação Tradicionalista
        • IX. A Legitimidade Dinástica e Institucional na História Portuguesa
        • X. O Papel das Cortes na Monarquia Nova e a Representação dos Corpos Sociais
        • XI. Crise do Estado, Crítica ao Individualismo e Perspectivas de Renovação
      • No dia de Camões
      • A Elvas, chave do Reino
      • Poesia
      • JUXTA CRUCEM
      • A Festa do Trabalho
      • O Direito de Revolta
      • Pátria e Monarquia
      • O Sul contra o Norte
      • As quatro onças de oiro
      • Aljubarrota
      • Nun' Álvares
      • Santo António
      • Alcácer-Quibir
      • D. João IV
      • Os Jesuítas e as Letras
      • A "Lenda Negra" [ acerca dos Jesuítas ]
      • Ciência e Democracia
      • A tomada da Bastilha
      • A Monarquia de Julho
      • A retirada para o Brasil
      • Natal
      • O génio peninsular
      • A Rainha Santa
      • O 'oitavo sacramento'
      • El-Rei D. Miguel
      • A Soberania da Fome
      • A 'Vila-Francada' [ 1823 ]
      • Évora-Monte [ 1834 ]
      • Um romântico esquecido [António Ribeiro Saraiva]
      • 24 de Julho
      • Com João Coutinho
      • 31 de Janeiro
      • Conde de Monsaraz
      • D. João V
      • O espírito universitário [ espírito jurídico ]
      • O problema da vinculação
      • Mouzinho da Silveira
      • A energia nacional
      • A voz dos bispos
      • O 'filósofo' Leonardo
      • Consanguinidade e degenerescência
      • Sobre uma campa
      • O velho Teófilo
    • Alberto Monsaraz, 1889-1959 >
      • 1911 - Alberto Monsaraz - SOL CREADOR
    • Domingos de Gusmão Araújo, 1889-1959
    • Francisco Rolão Preto, 1893-1977
    • José Pequito Rebelo, 1893-1983 >
      • Pela liberdade... contra o totalitarismo - O bom e o mau fascismo
      • Pluralismo e Integralismo
      • Integralismo hoje?
      • A direita e o direito
    • Joaquim Mendes Guerra, 1893-1953
    • Fernando Amado, 1899-1968
    • Carlos Proença de Figueiredo, 1901-1990
    • Luís Pastor de Macedo, 1901-1971
    • Leão Ramos Ascensão, 1903-1980
    • António Jacinto Ferreira, 1906-1995
    • José de Campos e Sousa, 1907-1980
    • Guilherme de Faria, 1907-1929
    • Manuel de Bettencourt e Galvão, 1908
    • Mário Saraiva, 1910-1998
    • Afonso Botelho, 1919-1996
    • Henrique Barrilaro Ruas, 1921-2003
    • Gonçalo Ribeiro Telles, 1922-2020
    • Rivera Martins de Carvalho, 1926-1964
    • Teresa Martins de Carvalho, 1928-2017
  • Perguntas Frequentes
  • Quem somos
  • Actualizações
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha, Maçonaria e Tradição Popular
  • 2026 - Gonçalo Sampaio e Mello - Das Leis Fundamentais do Reino de Portugal
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e Charles Maurras
  • 2026 - José Manuel Quintas - A evolução intelectual de António Sardinha
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha - Estudo de Conjunto
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e o Brasil
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

António Sardinha e Charles Maurras 

​- DA REJEIÇÃO DA “FARMACOPEIA GAULESA” AO RECONHECIMENTO DE UMA LATINIDADE CATÓLICA E HISPÂNICA
José Manuel Quintas
Fotografia
António Sardinha, 1887-1925
Fotografia
Charles Maurras, 1868-1952

Resumo

A relação de António Sardinha com Charles Maurras não se deixa reduzir a filiação doutrinária, influência passiva ou adesão ao maurrasianismo; define-se antes como uma apropriação crítica e selectiva. Em 1914, Sardinha começa por rejeitar o modelo político da Action française por o considerar inadequado à realidade portuguesa, embora reconheça em Maurras um certo valor metodológico. A sua preocupação inicial consiste em preservar a autonomia intelectual do Integralismo Lusitano, ancorando-o em mestres portugueses e peninsulares, e não numa escola estrangeira de além-Pirinéus.

O eixo central do pensamento internacional de Sardinha — desenvolvido em A Aliança Peninsular (1924) — nasce antes de qualquer aproximação significativa a Maurras. Já em 1915, em O Território e a Raça, Sardinha distingue “aliança peninsular” de “união ibérica”, defendendo uma cooperação estratégica, sem absorção política, entre Portugal e Espanha. Essa tese será aprofundada em 1919, em torno de Marrocos, Tânger e do Norte de África, sem qualquer referência a Maurras.

A partir de 1917, a posição de Sardinha torna-se mais matizada. Ao ler Maurras sobre o Papado, a guerra e a reconstrução da ordem europeia, reconhece-lhe importância civilizacional, sobretudo pela valorização da Igreja como princípio de disciplina e continuidade. Esse reconhecimento não elimina, contudo, as divergências: Sardinha continua a discordar de Maurras quanto às causas da Revolução Francesa e, mais tarde de forma incisiva, quanto ao papel da Renascença e do romanismo, que considera elementos de desagregação das nacionalidades cristãs.

A viragem mais nítida ocorre em 1922, no texto Hispanismo e Latinidade, quando Sardinha saúda a abertura de Maurras a um entendimento franco-espanhol e à restauração das “forças latinas”. Essa aproximação é a confirmação exterior de uma intuição já presente no seu pensamento: a recomposição europeia depende das grandes famílias espirituais da civilização, e a latinidade só terá plena densidade histórica se reconhecer o seu eixo católico e hispânico. O contexto norte-africano — marcado pelo Desastre de Annual (1921), pela instabilidade no Rife e pela centralidade estratégica de Marrocos — ajuda a explicar a força desse eco, sem transformar Sardinha em discípulo de Maurras.
​
Em 1923, em Almas Republicanas, Maurras é de novo convocado, mas de modo instrumental, para distinguir “república”, entendida como coisa comum, de “democracia”, que Sardinha associa sempre ao individualismo e ao domínio da partidocracia. Em 1924, A Aliança Peninsular integra definitivamente a questão de Marrocos numa doutrina própria de hispanismo, latinidade católica e cooperação luso-espanhola; no mesmo ano, A Teoria das Cortes Gerais explicita o “ponto radical” de divergência entre Sardinha e Maurras: a valorização maurrasiana da Renascença e do romanismo.
​
A conclusão deste percurso é clara: Sardinha nunca se converteu ao maurrasianismo. O que se observa é uma passagem da recusa inicial para uma utilização crítica, condicionada e estratégica de Maurras, relevante apenas quando confirma teses já formadas por Sardinha — a defesa da ordem católica, da tradição portuguesa, da vocação peninsular e da latinidade hispânica — e sempre subordinada ao núcleo autónomo do Integralismo Lusitano.


1. 1914: a recusa de Maurras como modelo estrangeiro

​
Seguindo a orientação de Luís de Almeida Braga e ao juntar-se ao grupo do Integralismo Lusitano, António Sardinha começou por recusar inspirar-se na Action française, mantendo reservas explícitas quanto ao nacionalismo francês. Essa desconfiança surgiu bem vincada na fórmula irónica “farmacopeia gaulesa”, sugerindo a inadequação de uma doutrina estrangeira aplicada à realidade portuguesa. Esta é a posição de partida — crítica e distância —, coerente com a insistência integralista em que a arquitectura doutrinária do movimento derivasse de fontes portuguesas e peninsulares — Francisco Suárez, João Pinto Ribeiro, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Alberto Sampaio — e não de escolas estrangeiras de além Pirinéus.

Nos textos de 1914, esta distância é formulada com particular nitidez. Em Teófilo, Mestre da Contra-Revolução, o artigo de abertura da Nação Portuguesa, Sardinha situa o Integralismo Lusitano na linhagem dos mestres portugueses da contra-revolução e considera a Action française um “exotismo de contrabando”:

«…nós os reconhecendo por preceptores e conselheiros avisados, subindo-os ao destaque merecido na hora em que exotismos de contrabando pretendem socorrer o colapso da Raça com as misturas desconexas de um empirismo organizador, aprendido de galope em Charles Maurras, quando de passagem pelo boulevard. É a excomungada farmacopeia gaulesa a prevalecer nas direcções que se tentam impor ao belo renovo que já se manifesta na nossa mocidade.»

No seu remate, o artigo não se fecha porém em pura recusa: reconhece em Maurras um estímulo metodológico que não deve confundir-se com dependência doutrinária:

«…acolhendo os exemplos que a Action Française nos oferece, tomemos-lhe as lições e o desenvolvimento mais como um estímulo e como um reforço, que como um cânon de infalibilidade indiscutível que nos parcialize numa estreita opinião preconcebida. […] Eis como Maurras traçou a ossatura do seu empirismo organizador, reabilitando pelos testemunhos da ciência […] a apologética sólida de um Maistre e de um de Bonald. Não é diversa a missão que nos cabe a nós, criaturas de Boa-Vontade.»

Em Poder Pessoal e Poder Absoluto, publicado no mesmo ano, a advertência torna-se programática:

«Não precisamos de aprender em Charles Maurras o que os nossos mestres da Contra-Revolução nos ensinam em estilo soante e bem castiço.»

A recusa não nasce, pois, de ignorância ou completa rejeição de Maurras, mas de uma preocupação de autonomia doutrinária: Sardinha quer impedir que o nacionalismo português seja reduzido a tradução periférica de uma escola francesa.


2. 1915: O Território e a Raça — a fórmula peninsular nasce sem Maurras

Um dado cronológico reforça a autonomia doutrinária de Sardinha face a Maurras: já em O Território e a Raça — conferência realizada em 7 de Abril de 1915 na Liga Naval Portuguesa —, um ano apenas depois da recusa taxativa de 1914, Sardinha formula por inteiro, e sem qualquer referência francesa, o princípio que viria a orientar toda a sua reflexão peninsular posterior: a fórmula da Aliança Peninsular, distinta tanto do unionismo ibérico como do isolacionismo nacionalista.

«A fórmula de amanhã em política exterior há de ser, sem dúvida, não união-ibérica, mas aliança-peninsular. Nós não teremos deste modo a vergonha de Olivença! Não terá a Espanha a ignomínia de Gibraltar!»

Este dado é metodologicamente relevante: mostra que a arquitectura estratégica que Sardinha desenvolverá em 1919, em torno de Marrocos e Tânger, e sintetizará em 1924, em A Aliança Peninsular, precede em vários anos qualquer diálogo com Maurras e nasce inteiramente de uma reflexão sobre a história peninsular. A posterior invocação de Maurras, em 1922, deve por isso ser entendida como o acolhimento tardio de um pensador estrangeiro a uma tese já formada — e não como a origem dessa tese.


3. 1917: a guerra, Roma e a primeira reavaliação

A posição de 1914 não permanece imóvel. Em 1917, no texto A Soberania de Roma, Sardinha parte da leitura de Le Pape, la guerre et la paix, de Maurras, para reconhecer a importância do testemunho maurrasiano sobre a Igreja. O interesse reside justamente no paradoxo: Maurras, agnóstico e positivista, reverencia a função histórica do Pontificado como força de disciplina, continuidade moral e reconstrução da sociedade internacional.

«O caso de Maurras não é isolado, nem de modo nenhum significa uma manifestação de arcaísmo sentimental. É em nome dos factos e sobre a dura lei da necessidade, tão duramente imposta pelas lições tremendas da guerra, que Charles Maurras indica à Europa ensanguentada o regresso ao conceito medieval de Cristandade, como o único recurso capaz de restaurar a sociedade internacional desfeita.»

«Ora é a altura de apreciar o problema que Charles Maurras examina no seu livro recente. ‘O vocabulário oficial dos Estados aliados — escreve o Mestre ilustre da Contra-Revolução — parece querer confiar a sorte da concórdia futura à ideia mais geral da justiça…’»

Sardinha não abandona as suas reservas quanto ao “exotismo” francês, mas passa a distinguir entre a importação acrítica de uma doutrina estrangeira e o valor objectivo de certas análises de Maurras perante a crise europeia. No mesmo ano, contudo, em Cultura Clássica, manifesta uma discordância explícita e nomeada quanto à interpretação das causas da Revolução Francesa:

«…na controvérsia tão disputada das causas da Revolução, eu voto por Taine contra Maurras! Mais que o vendaval romântico, a obsessão do figurino greco-romano inspirou os declamadores da Assembleia Constituinte e levou ao individualismo nefasto do Contrato social.»

Este momento é importante porque desloca a questão do plano estritamente nacional para o plano civilizacional. O Maurras que Sardinha começa a escutar não é já o suposto fornecedor de receitas políticas francesas para Portugal; é o intelectual europeu que, perante a devastação da guerra, reconhece que a sociedade internacional não poderá reconstruir-se sem uma ordem espiritual — ainda que, no mesmo período, Sardinha permaneça em desacordo aberto com ele sobre a leitura da própria Revolução.


4. 1919: Marrocos e a equação estratégica ibero-africana

No ensaio publicado em Agosto de 1919, A Questão de Marrocos, Sardinha desenvolve a tese de que “a Europa termina no Atlas” e lamenta a falta de visão estratégica de Portugal e Espanha quanto a Tânger. A argumentação apoia-se sobretudo em Moniz Barreto, em análises da imprensa espanhola e em documentos franceses. O texto termina com uma reflexão sobre o irredentismo peninsular e sobre o “lago português” que o Atlântico poderia voltar a ser.

A leitura integral deste ensaio confirma que nem Charles Maurras nem a Action française aí são mencionados. A articulação entre “a questão de Marrocos” e “a mudança de posição de Maurras” é, portanto, uma construção retrospectiva desta cronologia interpretativa — não uma ligação estabelecida pelo próprio Sardinha em 1919. O que o ensaio de 1919 estabelece, em rigor, é o quadro estratégico ibero-africano: a urgência de uma aliança peninsular face ao expansionismo francês em Marrocos. É esse quadro, autonomamente construído, que viria a servir de pano de fundo à reflexão posterior sobre a latinidade, sem que tal implique qualquer diálogo directo com Maurras nesta fase.


5. 1922: Hispanismo, Latinidade e a viragem perante Maurras

É no ensaio de 1922, Hispanismo e Latinidade, que a mudança de atitude de Maurras é expressamente registada e celebrada por Sardinha. O estímulo imediato é o prefácio que Maurras escreveu ao livro de Marius André, La fin de l’empire espagnol d’Amérique (1922), no qual o “mestre do pensamento contrarrevolucionário” reconhece o valor de um entendimento sincero entre a França e a Espanha para a restauração das “forças latinas”.

Passagem significativa (Sardinha, 1922):

«Alegrêmo-nos! Charles Maurras acaba de encarar pela primeira vez o valioso concurso que à restauração das ‘forças latinas’ pode trazer um entendimento sincero da França com a Espanha. […] A confissão do ilustre mestre do pensamento contra-revolucionário confirma-me na cruzada que iniciei com todo o afinco da minha modesta pena em favor de um maior conhecimento da grande nação a que Mistral chamava a ‘Espanha magnânima’.»

«Representam, concordemos! — um alargamento sensível do antigo nacionalismo da Action Française, com frequência bem molesto e até anti-cristão no enunciado das suas reivindicações. Mas tocado pela lição procedente das realidades e dos tempos, Maurras resolve sair dos palissados da velha cidade gaulesa e restabelecer a sociedade internacional desfeita.»

O próprio Sardinha explica, citando Maurras, o motivo imediato desta abertura: a ferida deixada pela neutralidade espanhola durante a Grande Guerra, que Maurras pede agora que se perdoe “como irmãos de civilização e de educação”:

« Que nos amis espagnols nous le pardonnent donc, comme des frères de civilisation et d’éducation: nous aspirons à faire disparaître nos dissidences et à remplacer la défiance par l’amitié. » [Maurras, citado por Sardinha]

Não é indiferente notar, embora Sardinha não o mencione neste ensaio de 1922, que o prefácio de Maurras surge poucos meses depois do Desastre de Annual (Julho de 1921) — a catastrófica derrota militar que expôs a fragilidade do protectorado espanhol em Marrocos perante a revolta de Abd el-Krim no Rife. A instabilidade daí resultante tornou estrategicamente urgente, do ponto de vista francês, uma aproximação a Espanha: a desordem no Rife espanhol ameaçava directamente o Marrocos francês vizinho, interesse comum que levaria, em 1925, à intervenção militar conjunta dos dois países em Alhucemas. Se este pano de fundo geopolítico pesou, e em que medida, na decisão de Maurras de escrever o prefácio de 1922, a documentação disponível não permite afirmá-lo com toda a segurança. Mas o contexto explica pelo menos por que motivo o gesto haveria de ecoar com particular força num leitor português tão investido, como Sardinha, na causa de uma Aliança Peninsular fundada não apenas em afinidade espiritual, mas em interesses estratégicos comuns face à presença estrangeira no Norte de África.

Trata-se do mesmo quadro que Sardinha já havia desenhado, de forma autónoma, no ensaio de 1919 sobre Marrocos (secção 4), e que retomaria dois anos depois, de forma inequívoca, na dedicatória e no capítulo final de A Aliança Peninsular (secção 7).

«Sucedem-se as Descobertas e com elas uma nova dilatação da cristandade… Sem reserva e sem desprimor, nessa hora máxima da história, que Charles Maurras continua adornando com o falso prestígio da Renascença, enquanto os portugueses na Índia feriam o Islamismo pelas costas, impedindo o seu avanço até ao coração da Europa Central…»

Esta última passagem confirma que, no mesmo ensaio em que celebra a abertura de Maurras à Espanha, Sardinha mantém intacta a divergência doutrinária de fundo sobre a Renascença: a saudação hispanista não é conversão, é apropriação selectiva. Sardinha lê o gesto de Maurras como reparação de uma injustiça histórica — a pergunta caluniosa de M. Masson sobre o valor de Espanha para a Europa — e como abertura à hispanidade enquanto coluna dorsal da Latinidade católica.

É neste ponto que a evolução de Sardinha se torna mais clara. Maurras não é adoptado como mestre exterior da política portuguesa; é acolhido enquanto confirma, por outra via, e por razões que o próprio contexto europeu e norte-africano tornava urgentes, a intuição que Sardinha vinha desenvolvendo: a restauração europeia exigiria a recomposição das grandes famílias espirituais da civilização, e entre elas a latinidade deveria reencontrar o seu eixo católico e hispânico. A novidade de 1922 está, assim, menos numa conversão de Sardinha a Maurras do que na sua leitura de Maurras, informada pelo mesmo cálculo estratégico ibero-africano que formulara em 1919: o pensador francês passa a ser valorizado na exacta medida em que parece ultrapassar os limites estreitos do nacionalismo francês e reconhecer a função histórica da Espanha.


6. 1923: Almas Republicanas — Maurras invocado, a distância mantida

Um ano depois de Hispanismo e Latinidade, Sardinha volta a invocar a autoridade de Maurras, desta vez num registo distinto: já não a latinidade peninsular, mas uma questão de vocabulário político interno. Em Almas Republicanas, publicado em resposta a António Sérgio — que chamara aos integralistas “almas republicanas” —, Sardinha aceita a designação, desde que “república” seja entendida como administração das coisas comuns e não confundida com “democracia”, que rejeita como sinónimo de individualismo atomizado e de domínio da partidocracia.

«Numa sua passagem célebre, também Charles Maurras (de quem António Sérgio um pouco apaixonadamente nos tem como ‘escravos intelectuais’) virá em auxílio da posição, aparentemente paradoxal, em que me coloquei, ao aceitar sem maior relutância, para os integralistas, o apelativo de ‘almas republicanas’.»

O passo é duplamente revelador. Por um lado, confirma que, no biénio 1922-1923, Sardinha já recorre a Maurras com naturalidade, como autoridade disponível para reforçar argumentos próprios — aqui, a distinção maurrasiana entre république, em sentido razoável e ligado à coisa comum, e démocratie, entendida como degenerescência. Por outro lado, o próprio Sardinha regista, sem a subscrever nem a repudiar expressamente, a acusação de António Sérgio segundo a qual os integralistas seriam “escravos intelectuais” de Maurras. O uso que faz de Maurras em 1923 é, precisamente por isso, cirúrgico: cita-o para um ponto lexical preciso, sem daí extrair qualquer adesão ao edifício doutrinário maurrasiano no seu conjunto.


7. 1924: da viragem à síntese da Aliança Peninsular

A publicação de A Aliança Peninsular, em 1924, permite compreender o alcance desta viragem — e confirma, de forma directa, que a questão marroquina não era, para Sardinha, um pano de fundo remoto, mas o centro afectivo e estratégico de todo o projecto peninsular. O livro abre com uma dedicatória que não deixa margem para dúvida:

«À MEMÓRIA DAQUELES SOLDADOS ESPANHÓIS QUE, REGANDO COM SEU SANGUE ANÓNIMO AS PENHAS DE MARROCOS, SOUBERAM DAR VIDA NUM SÉCULO SEM ESPERANÇA A TODA A GRANDEZA HISTÓRICA DA PENÍNSULA.»

Não é uma dedicatória de circunstância: é a moldura afectiva sob a qual todo o livro se lê. E o argumento estratégico que essa dedicatória anuncia é desenvolvido explicitamente em “A ‘lenda negra’”, onde Sardinha, invocando Vázquez de Mella, equipara a guerra de Marrocos a uma guerra de independência ibérica contra o expansionismo francês:

«…ocupada pela França a mais bela parte de Marrocos, se o imperialismo francês se vem a radicar e a desenvolver na cabeceira de África, uma grave ameaça se constitui ali para o futuro de toda a Península… Com inspirada razão declarava Vázquez de Mella, numa conferência recente em Burgos, que a guerra de Marrocos era para os espanhóis uma espécie de guerra da independência. E para os portugueses, permito-me acrescentar.»

E o livro fecha-se, no capítulo final, “Mare Nostrum”, devolvendo Marrocos ao centro exacto da arquitectura estratégica da Aliança:

«Entre essas indicações, Marrocos figura em lugar de destaque. É o nosso lado vulnerável — é o nosso indispensável ponto de apoio. Marrocos em mãos alheias, equivale a demitir-nos de quanto o dia de amanhã nos promete… Meditemos bem em tão grave problema, e que a aliança de Portugal com a Espanha tenha por imediato e enérgico objectivo corrigir, nos termos ainda possíveis, a desgraçada situação que no norte de África deixámos criar!»

Este enquadramento — dedicatória, argumento central e capítulo de fecho, todos centrados em Marrocos — confirma, com base em texto primário e não apenas em reconstituição de contexto histórico, que a hipótese avançada a propósito de 1922 (a de que a urgência estratégica ibero-marroquina ajuda a explicar por que motivo a abertura de Maurras à Espanha ecoou com tal força em Sardinha) encontra correspondência directa na obra que, dois anos depois, sintetiza toda a doutrina hispanista. O hispanismo de Sardinha não é iberismo absorvente nem simples cordialidade diplomática: é uma teoria de cooperação entre Portugal e Espanha fundada no dualismo político peninsular, na tradição católica comum e, como agora se vê com nitidez, numa análise estratégica precisa do risco que o expansionismo francês em Marrocos representava para a soberania de ambas as nações ibéricas.

No mesmo ano, em A Teoria das Cortes Gerais, a divergência sobre a Renascença — já formulada em 1922 — recebe a sua expressão mais sistemática:

«A superstição da Antiguidade desvirtua ainda hoje através da miragem da Renascença a filosofia que preside em França ao rejuvenescimento conservador. Trata-se de um ponto — e ponto radical esse —, em que o Integralismo Lusitano diverge inteiramente do pensamento brilhantíssimo de Charles Maurras. Pela vitória desmedida do romanismo e pelo espírito solto dos humanistas, a Renascença é o mal irreparável de onde deriva a decadência das nacionalidades cristãs.»

Neste quadro, Maurras ocupa uma posição instrumental e limitada. Sardinha não substitui os seus mestres portugueses por Maurras, nem abandona a crítica inicial à importação de modelos estrangeiros. O que faz é reconhecer que, quando Maurras admite a necessidade de entendimento entre França e Espanha e associa a latinidade ao catolicismo, oferece um apoio inesperado à tese de Sardinha — apoio tanto mais bem-vindo quanto surge num momento em que a própria estabilidade estratégica do Norte de África, e não apenas a afinidade espiritual latina, tornava esse entendimento franco-espanhol urgente para ambas as potências ibéricas.

8. Cronologia interpretativa

— 1914 — recusa da Action française como “exotismo de contrabando”, combinada com reconhecimento metodológico (“estímulo e reforço”) no mesmo texto; afirmação da suficiência dos mestres portugueses.
— 1915 — formulação autónoma, sem qualquer referência a Maurras, da fórmula da Aliança Peninsular em O Território e a Raça, distinguindo aliança peninsular de união ibérica.
— 1917 — reconhecimento, via a leitura do Papado e da guerra, do valor europeu de certas intuições maurrasianas (A Soberania de Roma, onde é chamado “o Mestre ilustre da Contra-Revolução”), sem abdicar da autonomia integralista nem da discordância explícita sobre a Revolução Francesa (Cultura Clássica).
— 1919 — construção autónoma de uma geopolítica peninsular centrada em Marrocos e Tânger, sem referência a Maurras (A Questão de Marrocos).
— 1922 — celebração, em Hispanismo e Latinidade, da abertura de Maurras à união das forças latinas, num contexto europeu e norte-africano (o Desastre de Annual, a instabilidade no Rife) que tornava esse entendimento estrategicamente oportuno para franceses e espanhóis — sem que Sardinha alguma vez abandone, no mesmo ensaio, a crítica à valorização maurrasiana da Renascença.
— 1923 — invocação instrumental de Maurras em Almas Republicanas, para fundamentar a distinção entre república e democracia, sem adesão ao conjunto da sua doutrina.
— 1924 — integração dessa viragem numa doutrina própria de hispanismo, latinidade católica e cooperação luso-espanhola, em A Aliança Peninsular; e, no mesmo ano, em A Teoria das Cortes Gerais, formulação sistemática do “ponto radical” de divergência doutrinária face ao romanismo e ao “falso prestígio da Renascença” atribuídos a Maurras.

​
Conclusão

O percurso reconstituído evidencia, antes de mais, a coerência interna de um pensamento que se define tanto pelo que recusa como pelo que acolhe. A recusa de 1914 não resulta de ingenuidade nem de desconhecimento de Maurras, mas de prudência doutrinária: Sardinha teme a subordinação do nacionalismo português a uma escola estrangeira, embora reconheça, no mesmo texto, o seu valor como estímulo metodológico.

A formulação, em 1915, da Aliança Peninsular — anterior a qualquer diálogo relevante com Maurras — confirma que o núcleo estratégico do pensamento de António Sardinha tem origem autónoma, peninsular e não francesa. É esse núcleo, e não qualquer discipulado, que determina o modo como lê Maurras a partir de 1917: com reconhecimento selectivo de certas intuições — a função da Igreja como princípio de ordem —, e com discordância persistente noutras — a leitura da Revolução Francesa e, mais tarde, da Renascença e do romanismo.

A viragem de 1922 não contradiz este quadro; antes o confirma. Sardinha celebra Maurras precisamente porque este parece aproximar-se, ainda que tardiamente, de uma tese que Sardinha vinha sustentando: a centralidade da Espanha e da latinidade católica na reconstrução europeia. Essa aproximação ocorre num momento em que o desastre colonial espanhol de 1921 e a instabilidade norte-africana tornavam o entendimento franco-espanhol uma urgência estratégica partilhada. A dedicatória de A Aliança Peninsular e o seu capítulo final mostram, dois anos depois, que Marrocos não era para Sardinha um pano de fundo hipotético, mas o centro afectivo e estratégico declarado de todo o projecto peninsular — e que a acolhida de Maurras em 1922 se inscreve nessa mesma arquitectura, sem jamais a substituir.

Não houve, portanto, conversão de Sardinha ao maurrasianismo, mas apropriação crítica, guiada por critérios próprios: fidelidade à tradição portuguesa, desconfiança perante doutrinas importadas, defesa da ordem católica e consciência da vocação peninsular. Maurras interessa a Sardinha na exacta medida em que deixa de falar apenas como representante de um nacionalismo francês fechado e passa a poder ser lido como aliado circunstancial de uma latinidade que, para Sardinha, só atinge plena densidade histórica quando se reconhece hispânica e católica.


Fontes

António Sardinha, Teófilo, Mestre da Contra-Revolução (1914); Poder Pessoal e Poder Absoluto (1914); Cultura Clássica (1917); A Soberania de Roma (1917); A Questão de Marrocos (1919); Hispanismo e Latinidade (1922); A Aliança Peninsular — dedicatória, “A lenda negra” e “Mare Nostrum” — e A Teoria das Cortes Gerais (1924).

Contexto histórico: Desastre de Annual (Julho de 1921) e Guerra do Rife (1921-1926).
​
25 de Agosto de 2026 
​
​J. M. Q.
​
Fotografia
2026_08_25_j_m_quintas_-_antonio_sardinha_e_charles_maurras.pdf
File Size: 223 kb
File Type: pdf
Descarregar ficheiro

<https://www.estudosportugueses.com/2026jmqsardinhamaurras.html>
​​...nós não levantaríamos nem o dedo mínimo, se salvar Portugal fosse salvar o conúbio apertado de plutocratas e arrivistas em que para nós se resumem, à luz da perfeita justiça, as "esquerdas" e as "direitas"!

​​- António Sardinha (1887-1925) - 
Fotografia

​www.estudosportugueses.com​

​2011-2025
​
[sugestões, correções e contributos: [email protected]]