ESTUDOS PORTUGUESES
  • PORTugAL
    • 1129 - Palavra-Sinal "Portugal"
    • Pola : lei : e : pola : grei
    • Cruz da Ordem de Cristo
  • Democracia
    • Oligarquia e Corrupção
    • Outra Democracia - Uma Alternativa Nacional (Livro de Mário Saraiva)
    • Município
    • OUTRA DEMOCRACIA - REFLEXÕES ACTUAIS
  • Integralismo Lusitano
    • Os Mestres >
      • Santo Isidoro de Sevilha, c. 560-636
      • São Tomás de Aquino, 1224-1274
      • Francisco Suárez, 1548-1617
      • João Pinto Ribeiro, 1590-1649
      • Francisco Velasco de Gouveia, 1580-1659
      • Visconde de Santarém, 1791-1856
      • Almeida Garrett, 1799-1854
      • Alexandre Herculano, 1810-1877
      • Martins Sarmento, 1833-1899
      • Joaquim Nery Delgado, 1835-1908
      • Alberto Sampaio, 1841-1908
      • Eça de Queirós, 1845-1900
      • Joaquim Pedro de Oliveira Martins, 1845-1894
      • Ferreira Deusdado, 1858-1918
      • Ramalho Ortigão, 1836-1915 >
        • 1910 - Carta a Teófilo Braga, em 16 de Outubro
        • 1911 - A revolução de Outubro
        • 1914 - Carta de um velho a um novo
      • Moniz Barreto, 1863-1896 >
        • 1892 - Oliveira Martins - Estudo de Psicologia, 2ª edição
      • Rocha Peixoto, 1866-1909
      • António Lino Neto, 1873-1934
    • Publicações aconselhadas, 1914-16
    • Integralismo Lusitano - Periódicos e Editoras
    • Afonso Lopes Vieira, 1878-1946 >
      • 1918 - O Encoberto (Poema)
      • 1922 - Em demanda do Graal
      • 1935 - Éclogas de agora
      • Quatro Cantares
    • Adriano Xavier Cordeiro , 1880-1919
    • Hipólito Raposo, 1885-1953
    • Luís de Almeida Braga, 1886-1970
    • António Sardinha, 1887-1925 >
      • SUPER FLUMINA BABYLONIS
      • 1916 - A Teoria da Nobreza
      • 1924 - A Aliança Peninsular - Antecedentes e Possibilidades >
        • Assentando posições (conversa preliminar)
        • A unidade hispânica
        • O selo da raça
        • Genealogia de uma Ideia
        • A Pátria Portuguesa
        • Sebastianismo e Quixotismo
        • O lenço de Verónica [in "A Aliança Peninsular"]
        • Pecados velhos [in "A Aliança Peninsular"]
        • Quinas de Portugal [in "A Aliança Peninsular"]
        • Errata necessária [in "A Aliança Peninsular"]
        • A "lenda negra" [In "A Aliança Peninsular"]
        • Cabeça de Europa [in "A Aliança Peninsular"]
        • Estaremos decadentes? [in "A Aliança Peninsular"]
        • Se ainda é tempo! [in "Aliança Peninsular"]
        • "Mare nostrum"
      • 1924 - A Teoria das Cortes Gerais >
        • 0. Preâmbulo
        • I. A origem e a natureza da realeza tradicional portuguesa
        • II. O caráter orgânico e democrático da monarquia medieval portuguesa
        • III. A formação das instituições representativas e o papel das Cortes
        • IV. A origem das Cortes e a representação dos Concelhos
        • V. O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real
        • VI. O pacto fundamental e a legitimidade da Monarquia
        • VII. Reflexões sobre o Estado, a Nação e o Pacto na Tradição Política Portuguesa
        • VIII. O Absolutismo, o Pombalismo e a Reação Tradicionalista
        • IX. A Legitimidade Dinástica e Institucional na História Portuguesa
        • X. O Papel das Cortes na Monarquia Nova e a Representação dos Corpos Sociais
        • XI. Crise do Estado, Crítica ao Individualismo e Perspectivas de Renovação
      • No dia de Camões
      • A Elvas, chave do Reino
      • Poesia
      • JUXTA CRUCEM
      • A Festa do Trabalho
      • O Direito de Revolta
      • Pátria e Monarquia
      • O Sul contra o Norte
      • As quatro onças de oiro
      • Aljubarrota
      • Nun' Álvares
      • Santo António
      • Alcácer-Quibir
      • D. João IV
      • Os Jesuítas e as Letras
      • A "Lenda Negra" [ acerca dos Jesuítas ]
      • Ciência e Democracia
      • A tomada da Bastilha
      • A Monarquia de Julho
      • A retirada para o Brasil
      • Natal
      • O génio peninsular
      • A Rainha Santa
      • O 'oitavo sacramento'
      • El-Rei D. Miguel
      • A Soberania da Fome
      • A 'Vila-Francada' [ 1823 ]
      • Évora-Monte [ 1834 ]
      • Um romântico esquecido [António Ribeiro Saraiva]
      • 24 de Julho
      • Com João Coutinho
      • 31 de Janeiro
      • Conde de Monsaraz
      • D. João V
      • O espírito universitário [ espírito jurídico ]
      • O problema da vinculação
      • Mouzinho da Silveira
      • A energia nacional
      • A voz dos bispos
      • O 'filósofo' Leonardo
      • Consanguinidade e degenerescência
      • Sobre uma campa
      • O velho Teófilo
    • Alberto Monsaraz, 1889-1959 >
      • 1911 - Alberto Monsaraz - SOL CREADOR
    • Domingos de Gusmão Araújo, 1889-1959
    • Francisco Rolão Preto, 1893-1977
    • José Pequito Rebelo, 1893-1983 >
      • Pela liberdade... contra o totalitarismo - O bom e o mau fascismo
      • Pluralismo e Integralismo
      • Integralismo hoje?
      • A direita e o direito
    • Joaquim Mendes Guerra, 1893-1953
    • Fernando Amado, 1899-1968
    • Carlos Proença de Figueiredo, 1901-1990
    • Luís Pastor de Macedo, 1901-1971
    • Leão Ramos Ascensão, 1903-1980
    • António Jacinto Ferreira, 1906-1995
    • José de Campos e Sousa, 1907-1980
    • Guilherme de Faria, 1907-1929
    • Manuel de Bettencourt e Galvão, 1908
    • Mário Saraiva, 1910-1998
    • Afonso Botelho, 1919-1996
    • Henrique Barrilaro Ruas, 1921-2003
    • Gonçalo Ribeiro Telles, 1922-2020
    • Rivera Martins de Carvalho, 1926-1964
    • Teresa Martins de Carvalho, 1928-2017
  • Perguntas Frequentes
  • Quem somos
  • Actualizações
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha, Maçonaria e Tradição Popular
  • 2026 - Gonçalo Sampaio e Mello - Das Leis Fundamentais do Reino de Portugal
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e Charles Maurras
  • 2026 - José Manuel Quintas - A evolução intelectual de António Sardinha
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha - Estudo de Conjunto
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e o Brasil
  • PORTugAL
    • 1129 - Palavra-Sinal "Portugal"
    • Pola : lei : e : pola : grei
    • Cruz da Ordem de Cristo
  • Democracia
    • Oligarquia e Corrupção
    • Outra Democracia - Uma Alternativa Nacional (Livro de Mário Saraiva)
    • Município
    • OUTRA DEMOCRACIA - REFLEXÕES ACTUAIS
  • Integralismo Lusitano
    • Os Mestres >
      • Santo Isidoro de Sevilha, c. 560-636
      • São Tomás de Aquino, 1224-1274
      • Francisco Suárez, 1548-1617
      • João Pinto Ribeiro, 1590-1649
      • Francisco Velasco de Gouveia, 1580-1659
      • Visconde de Santarém, 1791-1856
      • Almeida Garrett, 1799-1854
      • Alexandre Herculano, 1810-1877
      • Martins Sarmento, 1833-1899
      • Joaquim Nery Delgado, 1835-1908
      • Alberto Sampaio, 1841-1908
      • Eça de Queirós, 1845-1900
      • Joaquim Pedro de Oliveira Martins, 1845-1894
      • Ferreira Deusdado, 1858-1918
      • Ramalho Ortigão, 1836-1915 >
        • 1910 - Carta a Teófilo Braga, em 16 de Outubro
        • 1911 - A revolução de Outubro
        • 1914 - Carta de um velho a um novo
      • Moniz Barreto, 1863-1896 >
        • 1892 - Oliveira Martins - Estudo de Psicologia, 2ª edição
      • Rocha Peixoto, 1866-1909
      • António Lino Neto, 1873-1934
    • Publicações aconselhadas, 1914-16
    • Integralismo Lusitano - Periódicos e Editoras
    • Afonso Lopes Vieira, 1878-1946 >
      • 1918 - O Encoberto (Poema)
      • 1922 - Em demanda do Graal
      • 1935 - Éclogas de agora
      • Quatro Cantares
    • Adriano Xavier Cordeiro , 1880-1919
    • Hipólito Raposo, 1885-1953
    • Luís de Almeida Braga, 1886-1970
    • António Sardinha, 1887-1925 >
      • SUPER FLUMINA BABYLONIS
      • 1916 - A Teoria da Nobreza
      • 1924 - A Aliança Peninsular - Antecedentes e Possibilidades >
        • Assentando posições (conversa preliminar)
        • A unidade hispânica
        • O selo da raça
        • Genealogia de uma Ideia
        • A Pátria Portuguesa
        • Sebastianismo e Quixotismo
        • O lenço de Verónica [in "A Aliança Peninsular"]
        • Pecados velhos [in "A Aliança Peninsular"]
        • Quinas de Portugal [in "A Aliança Peninsular"]
        • Errata necessária [in "A Aliança Peninsular"]
        • A "lenda negra" [In "A Aliança Peninsular"]
        • Cabeça de Europa [in "A Aliança Peninsular"]
        • Estaremos decadentes? [in "A Aliança Peninsular"]
        • Se ainda é tempo! [in "Aliança Peninsular"]
        • "Mare nostrum"
      • 1924 - A Teoria das Cortes Gerais >
        • 0. Preâmbulo
        • I. A origem e a natureza da realeza tradicional portuguesa
        • II. O caráter orgânico e democrático da monarquia medieval portuguesa
        • III. A formação das instituições representativas e o papel das Cortes
        • IV. A origem das Cortes e a representação dos Concelhos
        • V. O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real
        • VI. O pacto fundamental e a legitimidade da Monarquia
        • VII. Reflexões sobre o Estado, a Nação e o Pacto na Tradição Política Portuguesa
        • VIII. O Absolutismo, o Pombalismo e a Reação Tradicionalista
        • IX. A Legitimidade Dinástica e Institucional na História Portuguesa
        • X. O Papel das Cortes na Monarquia Nova e a Representação dos Corpos Sociais
        • XI. Crise do Estado, Crítica ao Individualismo e Perspectivas de Renovação
      • No dia de Camões
      • A Elvas, chave do Reino
      • Poesia
      • JUXTA CRUCEM
      • A Festa do Trabalho
      • O Direito de Revolta
      • Pátria e Monarquia
      • O Sul contra o Norte
      • As quatro onças de oiro
      • Aljubarrota
      • Nun' Álvares
      • Santo António
      • Alcácer-Quibir
      • D. João IV
      • Os Jesuítas e as Letras
      • A "Lenda Negra" [ acerca dos Jesuítas ]
      • Ciência e Democracia
      • A tomada da Bastilha
      • A Monarquia de Julho
      • A retirada para o Brasil
      • Natal
      • O génio peninsular
      • A Rainha Santa
      • O 'oitavo sacramento'
      • El-Rei D. Miguel
      • A Soberania da Fome
      • A 'Vila-Francada' [ 1823 ]
      • Évora-Monte [ 1834 ]
      • Um romântico esquecido [António Ribeiro Saraiva]
      • 24 de Julho
      • Com João Coutinho
      • 31 de Janeiro
      • Conde de Monsaraz
      • D. João V
      • O espírito universitário [ espírito jurídico ]
      • O problema da vinculação
      • Mouzinho da Silveira
      • A energia nacional
      • A voz dos bispos
      • O 'filósofo' Leonardo
      • Consanguinidade e degenerescência
      • Sobre uma campa
      • O velho Teófilo
    • Alberto Monsaraz, 1889-1959 >
      • 1911 - Alberto Monsaraz - SOL CREADOR
    • Domingos de Gusmão Araújo, 1889-1959
    • Francisco Rolão Preto, 1893-1977
    • José Pequito Rebelo, 1893-1983 >
      • Pela liberdade... contra o totalitarismo - O bom e o mau fascismo
      • Pluralismo e Integralismo
      • Integralismo hoje?
      • A direita e o direito
    • Joaquim Mendes Guerra, 1893-1953
    • Fernando Amado, 1899-1968
    • Carlos Proença de Figueiredo, 1901-1990
    • Luís Pastor de Macedo, 1901-1971
    • Leão Ramos Ascensão, 1903-1980
    • António Jacinto Ferreira, 1906-1995
    • José de Campos e Sousa, 1907-1980
    • Guilherme de Faria, 1907-1929
    • Manuel de Bettencourt e Galvão, 1908
    • Mário Saraiva, 1910-1998
    • Afonso Botelho, 1919-1996
    • Henrique Barrilaro Ruas, 1921-2003
    • Gonçalo Ribeiro Telles, 1922-2020
    • Rivera Martins de Carvalho, 1926-1964
    • Teresa Martins de Carvalho, 1928-2017
  • Perguntas Frequentes
  • Quem somos
  • Actualizações
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha, Maçonaria e Tradição Popular
  • 2026 - Gonçalo Sampaio e Mello - Das Leis Fundamentais do Reino de Portugal
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e Charles Maurras
  • 2026 - José Manuel Quintas - A evolução intelectual de António Sardinha
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha - Estudo de Conjunto
  • 2026 - José Manuel Quintas - António Sardinha e o Brasil
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

O Fosso Doutrinário entre Integralismo LusitanO e fascismo

José Manuel Quintas

Índice

I. A polémica de 1962, prefiguração do erro de 1996
II. Método e limites lógicos da leitura de Brito
III. Ponto de partida: o Integralismo Lusitano
IV. Os dois textos de Brito e a sua relação
V. Uma categoria imprecisa: o Integralismo Lusitano e a “Contra-Revolução” de Brito
VI. A incompatibilidade do Integralismo Lusitano com a leitura fascista de Brito
VII. Corroboração doutrinária: Rolão Preto e Pequito Rebelo
VIII. O conceito de pessoa em Sardinha: anti-individualista, mas anti-totalitário
IX. Brito na historiografia do neofascismo português
X. Conclusão
Notas
 
Ensaio sobre “Fascismo e Contra-Revolução” e “António Sardinha sem Disfarces”(*), de António José de Brito
In Para a Compreensão do Pensamento Contra-Revolucionário: Alfredo Pimenta, António Sardinha, Charles Maurras, Salazar, Lisboa, Hugin Editores, 1996, pp. 7-29; 79-107


Versão sintética, Sintra, Agosto de 2026

Este ensaio sustenta que António José de Brito, nos textos de 1996 sobre Fascismo, Contra-Revolução e António Sardinha, repete de forma mais elaborada o erro já denunciado em 1962 por António Jacinto Ferreira: ler o Integralismo Lusitano através de categorias fascistas externas à sua doutrina. Brito conserva a letra das fontes integralistas, mas altera-lhes o sentido, usando uma noção demasiado ampla de “Contra-Revolução” para aproximar Sardinha do Fascismo — aproximação ilegítima, porque o Integralismo Lusitano não conduz ao Estado total, mas a uma monarquia orgânica, católica, municipalista e corporativa, fundada na pessoa integrada em corpos sociais naturais e históricos. A novidade que este ensaio acrescenta às críticas já feitas a Brito é mostrar que essa imprecisão categorial precede a própria aproximação ao Fascismo: já a etiqueta “Contra-Revolução”, com que Sardinha é primeiro acolhido, não corresponde ponto por ponto à sua doutrina.

Este ensaio lê-se como peça companheira de 
Destino do Nacionalismo Português (1962), de António José de Brito: falsificação hermenêutica do Integralismo Lusitano — aqui citado abreviadamente como Destino —, que trata em detalhe documental a obra de 1962 do mesmo autor sobre o mesmo problema de fundo. Os pontos já demonstrados ali são aqui citados, não repetidos; o que se acrescenta é próprio dos textos de 1996 — a grelha espanniana, a categoria de “Contra-Revolução” e a sua aplicação a Sardinha — e o modo como essa aplicação, a partir de um corpus de fontes largamente distinto, converge com a tese de Destino: em 1962 como em 1996, Brito conserva a letra das fontes integralistas e desloca-lhes a função.

I. A polémica de 1962, prefiguração do erro de 1996

Em 1962, Brito publicou o livro Destino do Nacionalismo Português, isolando passagens de Sardinha, Pequito Rebelo e outros do seu contexto personalista, municipalista e orgânico para fundir Acção Realista e Integralismo Lusitano com o referencial fascista europeu. António Jacinto Ferreira rejeitou frontalmente a operação, antecipando com precisão a crítica que os ensaios de 1996 tornariam mais elaborada. A reconstrução documental completa dessa polémica — os quatro eixos em que Ferreira contesta Brito (nacionalismo, personalismo, antissemitismo, democracia), a partir de Para um Verdadeiro Governo do Povo e da réplica de 1962 — está feita em Destino, IV.8¹; três dados cronológicos precisam-na aqui: a fractura já se manifestara na Primeira Semana de Estudos Doutrinários (Janeiro de 1959), onde a defesa por Brito de um nacionalismo totalitário provocou afastamento imediato nos meios monárquicos²; a resposta de Brito à nota crítica de O Debate saiu no Correio do Minho em 8 de Junho de 1962; e a réplica definitiva de Ferreira, “Destino de um ‘Nacionalista’” (O Debate, 22 de Setembro de 1962), acusa a obra de “formação totalitarista e racista”, “má-fé” e “desonestidade na argumentação”³.

A operação de Brito não alterou literalmente os textos de Sardinha; recorreu a citações truncadas e descontextualizadas, subordinadas a uma tese totalitária previamente construída — falsificação hermenêutica, por omissão selectiva e ressignificação de contexto, distinta da falsificação material do caso Costa Pinto⁴. É este mesmo padrão que reaparece, trinta e quatro anos depois, na arquitectura agora explicitamente espanniana de Para a Compreensão do Pensamento Contra-Revolucionário: “Fascismo e Contra-Revolução” fornece a grelha, “António Sardinha sem Disfarces” aplica-a. É a partir deste diagnóstico de continuidade que as secções seguintes procedem.

II. Método e limites lógicos da leitura de Brito

Este ensaio aplica aos textos de 1996 os três planos de análise já operacionalizados em Destino — documental, hermenêutico e político⁵ — distinguindo, adicionalmente, a coerência interna das teses de Brito, a suficiência das premissas que sustentam as suas conclusões, e os recursos retóricos que reforçam a adesão do leitor sem constituírem, por si, demonstração. Brito parte com frequência de premissas gerais — necessidade de unidade política, de autoridade, de primado do bem comum — para conclusões específicas — determinada forma monárquica, identificação da Contra-Revolução com a antidemocracia, aproximação entre antiliberalismo integralista e Fascismo — sem explicitar sempre as mediações necessárias; uma delas, respeitante à própria definição de Contra-Revolução, será restituída na Secção V.

Um problema recorrente é definir em bloco as posições adversárias — democracia, liberalismo, marxismo, individualismo, anarquismo — como se cada uma conduzisse naturalmente à seguinte. Sardinha obriga a maior cautela: rejeita a democracia liberal, parlamentar e partidária, mas não toda a participação popular, pois defende município, Cortes tradicionais, representação orgânica e liberdades concretas. As dicotomias fortes de Brito — ordem ou dissolução, universalismo ou individualismo, tradição ou decadência — são instrumentos de inteligibilidade, não demonstrações; tornam-se falsas alternativas quando excluem as posições intermédias que a obra de Sardinha efectivamente ocupa: anti-individualista sem ser estatista, antiliberal sem ser totalitária, antidemocrática perante o parlamentarismo dos partidos mas defensora de liberdades orgânicas e municipais.

A argumentação britiniana recorre ainda a perguntas retóricas, analogias hiperbólicas e formulações depreciativas — eficazes como polémica, mas que não substituem a prova. A questão decisiva é saber se a grelha de Brito ilumina ou deforma Sardinha; a resposta proposta distingue dois momentos: mesmo antes de Brito tentar levar o Integralismo até ao Fascismo, a categoria em que primeiro o instala, a “Contra-Revolução”, já lhe fica estreita.

III. Ponto de partida: o Integralismo Lusitano

Antes de qualquer grelha classificatória externa, importa fixar o critério metodológico já enunciado em Destino⁶: o Integralismo Lusitano deve ser compreendido a partir da sua própria arquitectura doutrinária, não das categorias com que foi depois lido ou deformado. Apresenta-se como movimento contra-revolucionário, monárquico orgânico e antiparlamentar, avesso à tipologia esquerda-direita da Revolução Francesa⁷. As categorias de “universalismo totalitário” e “universalismo católico-tradicionalista”, com que Brito estrutura os dois ensaios de 1996, importadas de Othmar Spann, são convenções analíticas externas: úteis para discutir a leitura de Brito, insuficientes para substituir a autodefinição integralista.

É essa inversão metodológica — grelha estatista construída à partida, à qual Sardinha é depois ajustado — que constitui o problema central deste ensaio, e que as Secções V e VI procuram demonstrar a partir das suas fontes primárias.

IV. Os dois textos de Brito e a sua relação

Os dois textos de 1996 leem-se em continuidade com a operação de 1962. Vale notar que “António Sardinha sem Disfarces” fora publicado originalmente em 1988, no centenário do nascimento de Sardinha, na revista Futuro Presente, como contestação expressa a “certas actualizações liberalizantes” do seu pensamento⁸ — o que situa o ensaio, desde a origem, como reacção polémica a leituras concorrentes, e não como estudo desinteressado. Em “Fascismo e Contra-Revolução”, Brito distingue doutrinariamente duas formas de oposição ao mundo moderno; em “António Sardinha sem Disfarces”, fixa Sardinha como pensador integralmente contra-revolucionário, afastando leituras liberais, democráticas ou personalistas. O primeiro fornece a grelha; o segundo aplica-a — e é essa aplicação, mais do que a grelha em si, o verdadeiro objecto de controvérsia.

O eixo da análise, extraído de Spann, é a oposição entre individualismo e universalismo: no primeiro, o indivíduo é central; no segundo, subordinado a uma realidade superior. Fascismo e Contra-Revolução são, para Brito, ambos universalistas, mas de natureza diversa. Na Contra-Revolução, o Absoluto é Deus; o Estado vale mais do que o indivíduo, mas permanece submetido à Igreja — daí o conservadorismo, o catolicismo, a monarquia tradicional, a propriedade com função social, o corporativismo de associação. No Fascismo, o Absoluto é o Estado, e o indivíduo supera-se identificando-se com ele. Ambos convergem contra liberalismo, partidocracia, relativismo e marxismo; divergem no fundamento último. Brito não esconde a opção final: “Temos simpatia e respeito pela Contra-Revolução […]. Contudo não somos senão e exclusivamente fascistas” (p. 17).

A força do texto está nessa arquitectura nítida, que evita dissolver Fascismo e Contra-Revolução num “autoritarismo” genérico. A fragilidade é o reverso: ao abstrair o Fascismo da sua realização histórica — repressão, violência, supressão do pluralismo —, Brito converte-o em construção filosófica centrada no Estado e na vontade, naturalizando o autoritarismo como consequência lógica, e não escolha política, de uma doutrina do Absoluto imanente.

V. Uma categoria imprecisa: o Integralismo Lusitano e a “Contra-Revolução” de Brito

Brito acerta ao não tratar Sardinha como autor monolítico: há evolução discernível entre a fase republicana da juventude, a conversão católica e monárquica, e a maturação hispanista do exílio — evolução já documentada, quanto ao vocabulário racial de juventude e à autocrítica de 1924, em Destino, IV.2⁹. O erro começa quando essa evolução é lida como disponibilidade doutrinária para uma grelha estatista que lhe é exterior. O livro ganharia coerência se se limitasse a autores compatíveis com essa grelha — Pimenta, Maurras, Salazar¹⁰ —, deixando Sardinha de fora: a sua monarquia é histórica, municipalista, corporativa, católica e descentralizadora, não antecâmara do Estado absoluto.

Mesmo concedendo coerência interna à distinção entre os dois universalismos, e mesmo aceitando que o Integralismo se aproxime mais do católico-tradicionalista, isso não basta para que a doutrina caiba na definição que Brito lhe dá. Três imprecisões tornam essa categoria demasiado lata. Primeira: a fórmula “o Estado vale mais do que o indivíduo, mas permanece submetido à Igreja” fica presa ao binómio indivíduo/Estado que, como mostrará a Secção VIII, é estranho a Sardinha — para quem os termos relevantes são a pessoa, os corpos sociais (família, município, corporação) e o Estado, numa relação de três termos. Segunda: Brito deduz a monarquia da unidade abstracta do Poder — a mesma cadeia dedutiva (continuidade, unidade, governo de um só, hereditariedade) já identificada como non sequitur em Destino¹¹ —, quando em Sardinha a Monarquia é sobretudo órgão histórico de coordenação das autonomias locais pelas Cortes Gerais, e não fórmula genérica intercambiável com o legitimismo francês ou o maurrasianismo. Terceira: falar de um Estado “submetido” à Igreja aproxima-se de um ultramontanismo intransigente, quando Sardinha pensa antes uma cooperação hierárquica entre ordens autónomas — a Igreja com autoridade espiritual, o Estado com esfera temporal própria, limitada pelo direito natural e pelo bem comum.
​
Esta tripla imprecisão não é acessória: é o que torna possível a extensão ilegítima ao Fascismo. Uma categoria já de si lata facilita a deslocação de Sardinha para um universo que lhe é estranho. E o procedimento tem um paralelo exacto, em sentido inverso, no Destino de 1962: ali, a definição de nacionalismo é restritiva, estreita ao ponto de isolar quase só a Action Française e o Integralismo como casos “autênticos” a julgar¹²; aqui, a definição de “Contra-Revolução” é lata, o suficiente para acolher sem esforço Pimenta, Maurras e Sardinha sob a mesma etiqueta, tratando depois essa acolhida como identidade de arquitectura. Restrição em 1962, dilatação em 1996: a direcção muda consoante o efeito pretendido — isolar para julgar, ou anexar para arrastar —, mas a função é a mesma: fazer a definição, e não a prova documental, produzir a conclusão. É indício de método, não de coincidência.

VI. A incompatibilidade do Integralismo Lusitano com a leitura fascista de Brito

Para o Integralismo, a sociedade não é construção voluntarista do Estado, mas criação histórica de continuidade e instituições naturais; fazer do Estado o Absoluto, mesmo “imanente-transcendente” na fórmula de Brito, continua a ser artificialismo moderno. A incompatibilidade é visível em seis linhas de divergência — as duas primeiras já demonstradas em Destino, IV.1 e IV.5, a partir de A Teoria das Cortes Gerais e de Ao Princípio era o Verbo¹³; as restantes apoiadas num corpus quase não sobreposto — As Monarquias de Amanhã, A Ordem-Nova, Pátria e Monarquia —, cuja convergência independente reforça, por triangulação, a mesma tese:
​
  1. Estatismo totalitário. Brito valoriza o Fascismo por identificar indivíduo e Estado; Sardinha defende autoridade enraizada em corpos anteriores ao Estado — família, município, corporações, Cortes.
  2. Centralismo como herança revolucionária. Sardinha associa a “ordem burguesa” ao Estado napoleónico centralizador; o Fascismo de Brito, ao substituir o indivíduo liberal pelo Estado absoluto, troca uma soberania abstracta por outra.
  3. Voluntarismo revolucionário. A fórmula de Sardinha é “regressar primeiro, para progredir depois”: o progresso nasce da tradição, não da vontade mobilizadora do Estado — expectativa e desilusão perante Mussolini que reencontram, de forma independente, o mesmo padrão já documentado em Pequito Rebelo (Destino, IV.6).
  4. Monarquia orgânica contra Estado absoluto. Em Sardinha, a Monarquia coordena e protege liberdades históricas dos concelhos; a fórmula “tudo no Estado” seria, para ele, ameaça à pluralidade orgânica.
  5. Lugar da Igreja. A causa da Igreja e da Monarquia estão ligadas; a opção de Brito pelo Fascismo desloca para o Estado o centro último da vida política — inversão que Sardinha recusaria.
  6. Afinidade antiliberal não é identidade doutrinária. Ambos rejeitam liberalismo e partidocracia, mas a alternativa de Sardinha é monarquia orgânica e descentralizadora, não Estado total — a mesma distinção que Talmon e Berlin formulam como risco de monismo político, e que Destino, VI.6, desenvolve como quadro externo aplicável à defesa do Integralismo.


VII. Corroboração doutrinária: Rolão Preto e Pequito Rebelo

A crítica de Rolão Preto ao Fascismo confirma esta linha, na direcção já documentada em Destino, V.2¹⁴: acolheu inicialmente a energia mobilizadora do fascismo italiano, mas distinguiu sempre método e doutrina, rejeitando desde o início da década de 1930 o Fascismo e o hitlerismo por totalitários e cesaristas. Em Justiça! (1936), obra apreendida pela polícia política, formulou o personalismo cristão: “tudo pelo Homem, nada contra o Homem”. Um dado complementar, ausente do corpus de Destino, precisa e amplia esta tese: numa palestra radiofónica de 31 de Outubro de 1953, Rolão Preto dirige a mesma fórmula já não só contra o Fascismo e o nazismo, mas contra o próprio Estado Novo salazarista¹⁵ — confirmando que a sua crítica ao totalitarismo era transversal a todas as formas de estatismo, incluída a que se apropriara parcialmente do léxico integralista (cf. Destino, VI.3, sobre o critério que distingue captura de continuidade doutrinária¹⁶).
Pequito Rebelo confirma a mesma demarcação, já reconstituída em Destino, IV.6¹⁷: reconhecendo ao primeiro fascismo italiano o mérito de ter combatido o bolchevismo, recusou a sua evolução para racismo, totalitarismo e imperialismo espoliador, acusando-o, desde “Fascismo e Catolicismo” (1929), de pecar contra a fé, a moral e a hierarquia, por usurpar à Igreja a educação moral.

VIII. O conceito de pessoa em Sardinha: anti-individualista, mas anti-totalitário

Chega-se ao ponto em que a imprecisão do binómio “indivíduo versus Estado” (Secção V) se torna inteiramente visível — o mesmo eixo que, em Destino, se mostrou decisivo em toda a operação de Brito: a redução do personalismo tomista a individualismo liberal¹⁸. Brito tem razão ao advertir que Sardinha não é personalista liberal ou maritainiano tardio: a sua pessoa não é o indivíduo soberano de direitos abstractos. Mas essa recusa do individualismo não conduz ao Estado total. Sardinha opõe o indivíduo, “centrífugo” e atomizante, à pessoa, que “se ajusta naturalmente à espécie” e se realiza numa continuidade comunitária — “a célula social é a família”, e “o indivíduo só conta para um tradicionalista como membro de uma família, integrada territorialmente no seu município e profissionalmente na sua corporação”. Substituir o indivíduo pela pessoa é, portanto, substituir o átomo liberal pela pessoa situada em corpos sociais concretos — não dissolver o homem no Estado.

Em Brito, o indivíduo supera-se ao “estatizar-se”; em Sardinha, a pessoa supera-se ao inserir-se numa comunidade plural — família, município, corporação, nação, Cristandade —, que o poder político deve coordenar, não absorver. Daí as “liberdades orgânicas” que Sardinha preserva mesmo rejeitando a Liberdade abstracta do liberalismo: “como não há povo e sim povos, também só há liberdades e não Liberdade” — fórmula tão incompatível com o individualismo moderno como com o monismo fascista de um Estado que nada reconhece fora de si. A pessoa de Sardinha é, em suma, anti-individualista sem ser totalitária: anti-totalitária por princípio, porque acima da sociedade está Deus, e não um Estado que se pretenda Absoluto imanente.

IX. Brito na historiografia do neofascismo português

Tratar Brito apenas no plano das ideias, como ele próprio pediu — “não é nosso intuito ocupar-nos do Fascismo e da Contra-Revolução como realidades históricas” —, seria conceder-lhe uma neutralidade que a sua trajectória desmente. A ligação à revista Tempo Presente (1959-1961) e a evocação recorrente de Robert Brasillach e da experiência fascista como camaradagem e idealismo de juventude situam-no como um dos formuladores de uma identidade política nova, inscrita no universo salazarista mas não redutível a ele — o que o historiador Riccardo Marchi reconhece ao situá-lo como intelectual de referência da “primeira geração neofascista portuguesa”¹⁹. Já “António Sardinha sem Disfarces”, nascido em 1988 como polémica contra leituras “liberalizantes” do centenário de Sardinha, mostra que esta operação de charneira doutrinária não é ocasional em Brito, mas reiterada ao longo de três décadas.

Reveladora é ainda uma entrevista de Brito, de Dezembro de 2009, em que sustenta que Salazar e os integralistas divergiam apenas quanto à forma de governo — Rei ou Presidente. A tese neutraliza a longa resistência integralista contra a “Salazarquia”, o partido único e o corporativismo de Estado — resistência cujos termos institucionais precisos Destino, VI.3, propõe como critério verificável para distinguir captura de continuidade doutrinária²⁰. Meio século depois de 1962, persiste o mesmo horizonte totalitário que impedia Brito de compreender um pensamento enraizado na escolástica de São Tomás e de Suárez.

X. Conclusão

A distinção de Brito entre dois universalismos — o totalitário do Fascismo, o católico-tradicionalista da Contra-Revolução — é intelectualmente estruturada e útil para entender a autocompreensão doutrinária do próprio Fascismo. Mas essa lucidez classificatória não legitima a operação seguinte: fazer derivar do Integralismo Lusitano — contra-revolucionário, monárquico orgânico, antiparlamentar, nos antípodas da tipologia esquerda-direita — uma solução fascista, nacional-socialista e totalitária. As fontes de Sardinha, Rolão Preto, Pequito Rebelo e Jacinto Ferreira revelam, contra Brito, não uma diferença de ênfase mas uma incompatibilidade de arquitectura: de um lado, a pessoa orgânica do Integralismo, realizada numa sociedade plural e aberta à transcendência; do outro, o indivíduo estatizado do Fascismo, que só se realiza ao coincidir com o Estado total.

Este erro não é isolado nem inédito. É, antes de mais, uma repetição: o mesmo padrão de citações truncadas e descontextualizadas que Ferreira denunciara em 1962 como “má-fé” reaparece, trinta e quatro anos depois, sob arquitectura conceptual mais elaborada. E é um erro que começa antes de a Contra-Revolução se tornar antecâmara do Fascismo — já na própria definição, demasiado genérica, que não corresponde ponto por ponto à doutrina que pretende descrever. Como mostrou a Secção V, esta imprecisão não é procedimento novo: é a mesma manipulação da largura de uma categoria — estreitada em 1962 para isolar, alargada em 1996 para anexar — que atravessa, em direcções opostas mas com a mesma função, os dois momentos da obra de Brito sobre o Integralismo.
​
Lidos em conjunto, este ensaio e Destino do Nacionalismo Português formam as duas metades de uma mesma demonstração, apoiadas em corpora documentais largamente distintos mas convergentes na mesma conclusão — o que lhes confere força acrescida. Em 1962 como em 1996, Brito conserva a letra das fontes integralistas e desloca-lhes a função; e, em ambos os casos, só a autocompreensão do Integralismo Lusitano — não as categorias, por mais rigorosas, que lhe foram sobrepostas de fora — pode servir de critério último para avaliar a legitimidade de qualquer leitura do tradicionalismo de António Sardinha.
​
Notas
  1. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português (1962), de António José de Brito: falsificação hermenêutica do Integralismo Lusitano, Sintra, 15 de Julho de 2026 (versão de Agosto de 2026), secção IV.8. Cf. também José Manuel Quintas, “O Fosso Intransponível: António José de Brito e o Integralismo Lusitano”, estudosportugueses.com, 2026, de onde provêm os dados cronológicos precisos aduzidos nesta secção.
  2. José Manuel Quintas, “O Fosso Intransponível”, cit.
  3. António Jacinto Ferreira, “Destino de um ‘Nacionalista’”, O Debate, 22 de Setembro de 1962; cit. em José Manuel Quintas, “O Fosso Intransponível”, cit.
  4. Sobre a distinção entre falsificação material (o caso documentado de António Costa Pinto, provado por comparação fotográfica com o original) e falsificação hermenêutica (por omissão selectiva, deslocação de ênfase e ressignificação de contexto, como em Brito e em João Medina), cf. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção “Método e alcance da crítica”, e a entrada “Falsificação hermenêutica” em “Conceitos-chave e vocabulário crítico”. Cf. também José Manuel Quintas, “O Fosso Intransponível”, cit., sobre o recurso de Brito a “citações truncadas e descontextualizadas” das obras de Sardinha em Para a Compreensão do Pensamento Contra-Revolucionário, 1996, pp. 79-107.
  5. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção “Método e alcance da crítica”: distinção entre prova documental, interpretação hermenêutica e juízo político.
  6. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção “Conceitos-chave e vocabulário crítico”, entrada “Integralismo Lusitano”.
  7. Cf. José Manuel Quintas, Filhos de Ramires — As Origens do Integralismo Lusitano, Lisboa, 2004; e estudosportugueses.com, secção “Integralismo Lusitano”.
  8. O texto “António Sardinha sem Disfarces” foi publicado originalmente na revista Futuro Presente — Revista bimestral de Nova Cultura (3.ª série), n.º 29, Março/Abril de 1988, pp. 21-35, com o seguinte texto de apresentação: “Passa este ano o centenário do nascimento de António Sardinha, o principal doutrinador e líder de opinião do movimento nacionalista e monárquico que foi o Integralismo Lusitano. Sobre a sua obra, António José de Brito faz uma reflexão profunda e polémica, e em termos de valores, contestando ‘certas actualizações’ liberalizantes do pensamento do autor de Ao Princípio era o Verbo.” O texto seria depois reeditado, oito anos volvidos, em Para a Compreensão do Pensamento Contra-Revolucionário (1996), aqui estudado.
  9. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção IV.2, sobre a trajectória de As Duas Raças(1917) à autocrítica de 1924 em A Aliança Peninsular.
  10. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção IV.5, sobre a função delimitadora, e não integralista, de Alfredo Pimenta face à filiação de Brito.
  11. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção II.4, ponto 19 (“Non sequitur na dedução da monarquia hereditária”).
  12. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção II.1, pontos 1-2 (“Definição restritiva e circular”; “Exclusão problemática de outros nacionalismos”).
  13. António Sardinha, A Teoria das Cortes Gerais (1924), disponível integralmente em estudosportugueses.com, caps. I-XI, nomeadamente V (“O caráter consultivo das Cortes e a soberania Real”) e X (“O papel das Cortes na Monarquia Nova e a representação dos corpos sociais”). Cf. também José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção IV.1.
  14. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção V.2, sobre a trajectória de Rolão Preto entre 1933 e 1949, incluindo Justiça! (1936) e a entrevista de 1975 a João Medina.
  15. Palestra radiofónica “Tudo pelo Homem nada contra o Homem”, Rádio Clube Português, 31 de Outubro de 1953; cf. estudosportugueses.com, “1953 - Francisco Rolão Preto - Tudo pelo Homem nada contra o Homem” e “1975 - Francisco Rolão Preto - ‘Tudo pelo Homem nada contra o Homem’, entrevista à RTP”.
  16. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção VI.3, “Critério de falsificabilidade da tese da captura”.
  17. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção IV.6, “Cristandade e universalismo cristão”; José Pequito Rebelo, “Fascismo e Catolicismo”, in Política, Lisboa, n.os 5-6, Julho-Agosto de 1929; cf. estudosportugueses.com, “José Pequito Rebelo”.
  18. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção II.3, “A pessoa e o personalismo: o Apêndice II”, e secção IV.10, sobre a redução do personalismo tomista a individualismo liberal como causa lógica comum a toda a operação de Brito.
  19. Riccardo Marchi caracteriza António José de Brito como intelectual de referência da primeira geração neofascista portuguesa; cf. Riccardo Marchi, “2009 - Direitas Radicais”, disponível em estudosportugueses.com.
  20. José Manuel Quintas, Destino do Nacionalismo Português, cit., secção VI.3, “Critério de falsificabilidade da tese da captura”: as três descontinuidades institucionais (subordinação das Cortes Gerais a órgão consultivo, substituição da autonomia municipal e corporativa por estruturas tuteladas, proibição de organizações rivais) que distinguem captura de continuidade doutrinária.

Ref.: António José de Brito, Para a Compreensão do Pensamento Contra-Revolucionário: Alfredo Pimenta, António Sardinha, Charles Maurras, Salazar, Lisboa, Hugin Editores, 1996.
​

Sintra, Agosto de 2026 — versão sintética, harmonizada com Destino do Nacionalismo Português (1962), de António José de Brito: falsificação hermenêutica do Integralismo Lusitano

José Manuel Quintas
www.estudosportugueses.com
​

​Ref. : António José de Brito, Para a Compreensão do Pensamento Contra-Revolucionário: Alfredo Pimenta, António Sardinha, Charles Maurras, Salazar, Lisboa, Hugin Editores, 1996.

[(*) o texto intitulado "António Sardinha sem disfarces" foi publicado na revista Futuro Presente - Revista bimestral de Nova Cultura (3ª série), nº 29 Março/Abril 1988, pp. 21-35 ; com o seguinte texto de apresentação: "Passa este ano o centenário do nascimento de António Sardinha, o principal doutrinador e líder de opinião do movimento nacionalista e monárquico que foi o Integralismo Lusitano. Sobre a sua obra, António José de Brito faz uma reflexão profunda e polémica, e em termos de valores, contestando "certas actualizações" liberalizantes do pensamento do autor de Ao Princípio era o Verbo."
Fotografia
"Futuro presente", nº 29, Março/Abril 1988, Sumário.
Fotografia

1962 - A Polémica em torno do Destino do Nacionalismo Português
2026 - José Manuel Quintas - A Vontade Universal contra o Integralismo Lusitano - Ensaio crítico sobre a orientação neofascista de António José de Brito
​​...nós não levantaríamos nem o dedo mínimo, se salvar Portugal fosse salvar o conúbio apertado de plutocratas e arrivistas em que para nós se resumem, à luz da perfeita justiça, as "esquerdas" e as "direitas"!

​​- António Sardinha (1887-1925) - 
Fotografia

​www.estudosportugueses.com​

​2011-2025
​
[sugestões, correções e contributos: [email protected]]