A direita e o direito
José Pequito Rebelo
Porque se haverá de designar de Direita a comunhão daqueles que simplesmente querem viver portugueses, e ainda morrer portugueses (como dirão preferentemente os mais velhos), viver e morrer portugueses, integralmente portugueses? Será porque o Centro e a Esquerda já ocuparam os seus espaços próprios, deixando à Direita um espaço disponível?
Mas então como é? Nós somos da Direita porque ocupamos certo espaço ou esse espaço é da Direita porque nós o ocupamos?
É uma designação topográfica sem conteúdo real.
E mesmo que aceitássemos o critério topográfico, não seria limitado a esse espaço de uma só dimensão, pois o espaço é tridimensional, tem comprimento, largura e altura, e assim, em vez de escolher a posição à Direita, haveria que preferir a posição Acima e Adiante.... Aquela localização linear é toda relativa e em certo modo uma petição de princípio: eu sou da Direita porque tu és da Esquerda e tu és da Esquerda porque eu sou da Direita. Esta determinação da posição política, não por razões intrínsecas, mas por motivos externos de despique e confrontação, faz lembrar a anedota espanhola do deputado que assim invectivava o seu adversário ou rival: "Se és conservador, eu serei liberal, se fores liberal, eu serei socialista, se fores socialista, eu serei bolchevista, e se fores bolchevista, eu serei antropófago!"
Em verdade, a palavra própria para designar a comunhão dos que querem simplesmente viver e morrer integralmente portugueses não seria da Direita, mas simplesmente do Direito. E esta palavra tem dois sentidos paralelos e concordantes: escrita com maiúscula, significa a integral ordem jurídica subordinada ao mandamento divino e baseada na lei natural e positiva; escrita com minúscula, significa o caminho recto e direito, oposto a tudo e muito que é torto na política.
Em vez das posições estáticas de Direita e Esquerda, em interminável "guerra de trincheiras", a linha recta de um vector dinâmico, a recta que é o caminho mais curto entre dois pontos, entre a nossa determinação e o objectivo do bem comum, trajetória recta e alta como a de uma flecha ou de um avião!...
Relacionado