A Reconquista do Brasil
Henrique Barrilaro Ruas
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Temas, referências, destaques:
- A Donatio Constantini (300 d. C.) só veio a ser impugnada por Lourenço Valla (1440); até ao século XV, defender a Hispânia era defender património de São Pedro;
- A Ideia de Cruzada na península ibérica, estudada por Carl Erdman (máxime A Ideia de Cruzada em Portugal, Coimbra, 1940), Pierre David (Études Historiques sur La Galice et le Portugal du VI au XIII siécle, Paris, 1947); padre Dias Dinis (Estudos Henriquinos, Coimbra, 1960; Antecedentes da Expansão Ultramarina Portuguesa: os diplomas pontifícios dos séculos XII a XV, Coimbra, 1962; Antecedentes de Tânger, Lisboa, 1963);
- A Bula Manifestis Probatum (23 de Maio de 1179): D. Afonso I como Rei de Portugal e Cruzado do Ocidente; havia que reconquistar a Hispânia aos Mouros (Árabes e Berberes que entraram na Península em 711), mas havia também que reconquistar a Tingitânea;
- Antecedentes da Ideia de Ultramar: o plano de desembarque em Agadir por D. Afonso Henriques, revelado por David de Melo Lopes a partir de fonte árabe; "o pedido de D. Dinis ao Papa para restaurar a diocese de Ceuta logo que os portugueses a ocupassem. (Como veio a acontecer, nos dois planos, o político e o eclesiástico, em 1415.)”.
- A bula de 21 de Outubro de 1234;
- A Ordem de Cristo, em 1314;
- Na bula Gaudemus et exultemos, de 30 de Abril de 1341, Bento XII atribui o benefício da Cruzada a D. Afonso IV;
- Em 1370, Urbano V estimula a Cruzada portuguesa;
- Em 1376, Gregório XI concede a bula Accedit nobis;
- A II Dinastia vai estar praticamente revestida do carácter de Cruzada...
- "Como facto histórico, o baptismo dos "Brasileiros" inseria-se no acto da Reconquista"
- “A “reconquista” do Brasil para Cristo era, em primeiro lugar, como no baptismo, renúncia ao poder satânico a que toda a descendência adâmica estava sujeita ao nascer. Ou seja, o essencial do acto de “reconquista” era o baptismo.”
- De 1551 a 1808 (desde a criação da primeira diocese brasileira, em S. Salvador da Bahia, até que o Príncipe Regente D. João implanta o foco da soberania portuguesa no Brasil), "a vida da Igreja no Brasil tinha ganho dimensões nacionais: antes da independência (1822/1825), o bispo da Bahia estava já acompanhado de outros bispos de Olinda, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, São Paulo, Mariana, Goiás, Cuiabá. Como nas outras terras do vasto mundo onde chegara Portugal, a “Reconquista” triunfara. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”