Editores de ESTUDOS PORTUGUESES
GONÇALO SAMPAIO E MELLO. Licenciado em Direito, Mestre e Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Professor das Faculdades de Direito e de Letras de Lisboa. É membro da Fundación Francisco Elias de Tejada (Madrid), do Centro de Investigação em Teoria e História do Direito - THD (Lisboa), da Fundação António Quadros – Cultura e Pensamento (Rio Maior) e do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (Santarém). Publicações mais relevantes: Apontamentos para a história do ensino do Direito Romano em Portugal; História do Direito: Legislação e Constituição. Portugal/Brasil; Guilherme Braga da Cruz – Subsídios para a sua Biografia; Luís de Almeida Braga ou o Elogio da Derrota; Afonso Botelho, Legitimista; No Centenário de João Ameal; Professores de Direito; Alexandre de Albuquerque – Notas à margem da vida de um Exilado; A Faculdade de Direito de Lisboa no seu Centenário – A Revolução (1974-1977).
LEONOR RAPOSO. Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, é funcionária pública no Ministério das Finanças. Foi filiada no PPM, pertencendo à sua Juventude nos anos 70 e princípio dos anos 80. Fez parte da Direcção da Causa Real de 2012 a 2015. É vogal na Direcção da Real Associação de Lisboa. Activista contra o acordo ortográfico (pertence à administração do maior grupo no Facebook sobre este tema: "Em acção contra o acordo ortográfico") e pela alteração às actuais leis eleitorais, tendo sido membro do Movimento "Nova Governação" pelo qual participou em encontros de associações cívicas congéneres. Publicou crónicas no blogue "Eternas Saudades do Futuro", antes de criar o seu próprio espaço em "Carteira de Senhora" que acumula com o anterior blogue "ego quoque".
MANUEL VIEIRA DA CRUZ (n. 1967). Licenciado em Relações Internacionais (Universidade Lusíada) e Mestre em Governo e Cultura das Organizações (Universidad de Navarra). Editor, iniciou a sua vida profissional na Verbo (1988) e foi cofundador da Grifo (1994). Colaborou em projectos editoriais em Portugal e em Espanha. Coordenou o projecto «Agustina Bessa-Luís/Opera Omnia» (2008-2012). Organizou o ciclo de conferências que assinalou o centenário do nascimento de António Sardinha na Universidade Católica Portuguesa (1988). Colaborou (1993-1994) na organização da biblioteca e do arquivo de Alberto Franco Nogueira (depois confiados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros); e também (2003-2006) na organização do espólio documental e da biblioteca de Henrique Barrilaro Ruas (depois confiados à Biblioteca Nacional de Portugal e à Academia das Ciências de Lisboa).
JOSE MANUEL QUINTAS (n. 1960). Militar, Tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa. Licenciado em História e Mestre em História do Século XX (Universidade Nova de Lisboa). Foi Professor na Academia da Força Aérea (1995-2011). É autor de Filhos de Ramires - As origens do Integralismo Lusitano (Nova Ática, 2004), tendo colaboração em dicionários de História e em obras colectivas abordando temas de História Política e Militar do Século XX. Antes de abraçar a edição deste Estudos Portugueses, foi editor do espaço Unica Sempre Avis (2000-2012) e do blogue lusitana antiga liberdade (2003-2012).