O Sr. Presidente: – Tem a palavra o Sr. Deputado Barrilaro Ruas.
O Sr. Barrilaro Ruas (PPM): – Sr. Presidente e Srs. Deputados, sob a forma de pedido de esclarecimento começava por associar-me, se me é permitido – como natural da região de Coimbra, embora não deputado por Coimbra mas pelo distrito de Braga, o que muito me honra –, às palavras de louvor à memória do grande santo português, fundador de Santa Cruz de Coimbra, São Teotónio.
Confiado na generosidade de toda a Assembleia, gostaria de acrescentar ainda algumas palavras, muito simples, de homenagem a São Teotónio.
Nele todos nós temos a ver, antes de tudo, o fundador desse primeiro grande centro da cultura portuguesa que foi Santa Cruz de Coimbra, donde viria a formar-se António de Lisboa, onde teria início a irradiação da cultura ocidental, da cultura portuguesa pelo mundo inteiro, através de Santo António e depois através da Ordem Franciscana.
A ligação, portanto, do espírito Franciscano com essa antiquíssima cultura agostiniana, que tem o seu foco em Santa Cruz de Coimbra, vai ser decisiva para marcar a cultura universal, a cultura portuguesa, em termos universais.
Por outro lado, recordaria a intervenção humanitária que Teotónio teve junto de Afonso Henriques, da defesa dos direitos humanos dos moçárabes que tinham sido arrastados, demasiado arrebatadamente, pelas tropas portuguesas num dos episódios da reconquista. Essa acção humanitária de São Teotónio não contradiz, evidentemente, a memória que lhe é prestada em Os Lusíadas, antes a completa, como uma aura de espiritualidade própria de um santo que foi.
Foi, de facto, o primeiro santo português a ser canonizado, praticamente logo após a sua morte, como aconteceria também depois com Santo António de Lisboa.
Associo-me, assim, em nome do PPM, a esta homenagem e, se me é permitido também, na minha qualidade de antigo estudante de Coimbra.
[Assembleia da República, II legislatura, 2.ª sessão legislativa (1981-1982), reunião plenária de 26 de Fevereiro de 1982. Intervenção de Henrique Barrilaro Ruas na sequência de uma outra, do Deputado Armando Costa (PSD). Publicada em Diário da Assembleia da República, I Série, n.º 58 (27.02.1982), p. 2358.]
Não faltarão Cristãos atrevimentos
Nesta pequena Casa Lusitana
www.estudosportugueses.com
[sugestões, correções e contributos: [email protected]]
vivere militare est
Nesta pequena Casa Lusitana
www.estudosportugueses.com
[sugestões, correções e contributos: [email protected]]
vivere militare est